O estudante Vinícius Castro Félix Lima, 15 anos, desde pequeno sempre quis "consertar computadores", conforme relatou seu pai, Edício Félix Lima, funcionário da Assem-bléia Legislativa, lotado no gabinete de João Bonfim desde 2001. A oportunidade surgiu com o curso Manutenção de Micros, promovido pela Superintendência de Recursos Humanos, comandada por Aloísio Dórea, que através do "Programa de Empregabilidade pretende oferecer oportunidades para o futuro do filho do servidor".
E ele não deixou escapar a chance. Assim que o curso começou no último dia 22 foi um dos primeiros a chegar. No dia seguinte, já estava mexendo no computador do pai, que estava quebrado e "pronto pra ir para a autorizada", conta Edício, informando que Vinícius fez uma limpeza e a máquina voltou a funcionar. O "trabalho" do menino já começou a sur-tir efeito. "Um vizinho já pediu para ele dar uma olhada no micro de sua casa", relata.
Atualmente, cursando o 2o ano do 2o grau no Colégio Pedro Calmon, na Boca do Rio, Vinícius afirma que não pretende parar. "O professor (Érico Luiz Dattoli) ofereceu estágio (não remunerado) em sua empresa e já falei que desejo continuar neste processo de aprimoramento", garante, acrescentando que quer fazer vestibular para Engenharia Mecatrônica.
Além de Vinícius, mais seis outras crianças e adolescentes também farão o estágio com o instrutor. De acordo com Marcyane Pirajá, este exemplo serve para "estimular outros filhos de servidores, como também os próprios para buscar aperfeiçoamento e melhorar a própria renda da família". Ela informa que o treinamento é financiado pelo Reciclalba, programa de coleta seletiva de lixo da Assembléia. "Um curso deste em uma escola particular não sai por menos de R$ 400,00", destaca. No próximo mês, de 17 a 19, haverá o curso de Vitrinismo.
REDES SOCIAIS