O Saguão Josaphat Marinho reabriu sua agenda na última segunda-feira, dia 17, com a exposição coletiva “Amado Cerâmica e Decorações” que alia peças de artesanato em cerâmica, plantas e madeira dos respectivos artesãos: Luís Amado, Tânia Amado e Jessé DCF. O trio reuniu 200 obras para contemplar o público da Assembleia Legislativa até a próxima sexta-feira, dia 21.
Dois anos confeccionando peças de artesanato de forma coletiva, Luís Amado e Tânia Amado, dividem o sobrenome como irmãos e juntos trabalham com o colega artesão, Jessé DCF. De forma complementar, os três trabalhos se mesclam, resultando em um trabalho de características africanas, indígenas e europeias, refletindo as três etnias que representam o povo brasileiro.
Na exposição estão presentes elementos do paisagismo, quadros e esculturas. “Em todas as figuras, nós colocamos a mulher afro brasileira que representa a mestiçagem brasileira, independentemente do tom da pele, mas com todos os elementos contemplados”, revela o artesão de cerâmica e arte-educador, Luís Amado, que, além do trabalho individual, realiza trabalhos em conjunto com Jessé DCF. Este que se dedicou a manufatura com madeira, autodidata que sucedeu o pai que lhe ensinou o ofício como artesão. Já a psicopedagoga, Tânia Amado, tem como prioridade as atividades com as plantas: “Meu objetivo e desconstruir a ideia que não se pode cultivar plantas dentro de casa e eu procuro desmistificar isso através dos trabalhos com os mines jardins com os terrários, sem falar na importância da qualidade de vida que você ter uma vegetação dentro de sua casa”.
Cada artesão tem seu trabalho exposto em feiras de artesanato do estado da Bahia e participam do Centro de Economia Solidária. Os trabalhos podem ser conhecidos mais de perto através dos contatos de Luis: (71)8851-8218, Jessé: (71)8732-5695 e Tânia: (71) 9168-7731.
REDES SOCIAIS