Com um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 6,1 milhões – oriundos de emendas impositivas dos deputados estaduais -, o governador Rui Costa (PT) fez a entrega, na manhã desta quarta-feira (15), no estacionamento da Governadoria, de 78 ambulâncias para prefeituras baianas. As chaves foram entregues a cada chefe do Executivo municipal, acompanhado do deputado estadual que fez a respectiva emenda – respeitando a ordem alfabética do nome dos municípios.
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), que acompanhou o ato ao lado do governador e prefeitos, elogiou a sensibilidade do Palácio de Ondina em colaborar com a saúde pública do interior num instante de muitas dificuldades enfrentadas pelos Executivos municipais com a redução da atividade econômica no país, especialmente na região Nordeste.
Coronel destacou a importância do Legislativo estadual para o ato, referindo-se à aprovação por unanimidade na Casa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 132/2013, de autoria do deputado Euclides Fernandes (PSL), que colocou na Lei Orçamentária do Estado (LOA) o chamado Orçamento Impositivo.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, se disse feliz naquele momento e chamou de “nobre a iniciativa do governo em facilitar a vida das prefeituras, investindo na saúde da população do interior”.
O primeiro veículo entregue pegará a estrada para Maiquinique, região Sudoeste do estado, a 660 km de Salvador. “Nossa cidade é pequena, a gente depende muito da ajuda do governo, e essa ambulância chegou em boa hora”, disse o prefeito Jesulino Porto (DEM).
Bastante satisfeito estava o prefeito de Marcionílio Souza, Adenilton Meira (PTB), que destacou a utilidade da ambulância na remoção dos pacientes. “Esse é um instante muito importante para a cidade que dispõe de parcos recursos e ainda passa por uma crise financeira. Agradeço ao presidente Coronel pela luta”, observou Meira.
Para o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), que fez a entrega da ambulância ao município de Andaraí, região da Chapada Diamantina, o ato tem grande relevância uma vez que a saúde tem sido uma das prioridades na gestão estadual, sobretudo com a proposta governamental de interiorizar os serviços em saúde.
O semblante de satisfação da prefeita de Capim Grosso, Dra. Lydia Pinheiro (PSD), ao receber a chave do governador foi revelador do valor social do veículo para a prestação do serviço à população. “Estou muito feliz com esta ambulância. Ela vai ajudar bastante na saúde do município, vai permitir um tratamento mais humano”, comentou a prefeita.
A deputada Ângela Sousa (PSD) também ressaltou a função social da ambulância para a humanização da saúde pública no interior, ao fazer a entrega, com o governador Rui Costa, ao prefeito de Condeúba, Silvan Baleeiro. “É um momento de grande relevância, estou muito feliz com a sensibilidade do governador. Esse é um benefício que não podemos negar ao povo”, enfatizou a pessedista.
REDES SOCIAIS