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Alba lança nova marca e exalta unidade do presidente Coronel

Publicado em: 18/04/2017 21:48
Editoria: Presidência

Como o autoretrato ganhou projeção mundial, a Assembleia Legislativa da Bahia seguiu a tendência e fez a sua selfie. Se repaginou para marcar esse Novo Tempo. E as Novas Atitudes pontilham esta fase de renovação. Presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), acompanhado de toda Mesa Diretora e dos líderes da maioria e minoria, fez a apresentação da nova marca do Poder Legislativo baiano, na tarde desta terça-feira (18), no auditório Jornalista Jorge Calmon, anexo Jutahy Magalhães, sede da Casa. 46 parlamentares deram quórum à solenidade.

O lançamento do novo conceito visual – que preserva a pujança da instituição, representada pela bandeira e as cores do Estado -, foi precedido por um balanço das principais ações dos primeiros 75 dias da gestão, feito pelo próprio presidente. O ato contou com a participação de superintendentes e diretores da Alba, órgãos de imprensa da capital, jornalistas, Comitê de Imprensa da Casa e assessores de comunicação de gabinetes.

Coronel abriu o evento salientando o dever de todo homem público de prestar conta de suas realizações e elencou 17 itens que pautaram o que tem sido chamado de os 75 dias que abalaram a Alba. O primeiro ponto abordado foram as medidas de austeridade, com destaque para o corte de ponto de parlamentares ausentes nas sessões deliberativas em plenário e comissões, medida que já levou a uma economia de R$ 48 mil. Lembrou ainda o congelamento na correção de 10% das verbas de gabinete, a renegociação de todos os contratos, e a obrigatoriedade dos setores, incluindo o gabinete da presidência, de reduzir em 15% as verbas de custeio.

Na questão segurança, falou que uma comissão já trabalha a criação da Polícia Legislativa, dos cuidados com o patrimônio físico, notadamente o prédio Luís Eduardo Magalhães, e da implantação de detectores de metal para o acesso à Casa. Observou ainda a política de valorização salarial que vem sendo implantada, que demandará maior envolvimento do servidor.


ESTIMULADOS


A vida pulsante que a Assembleia resgatou foi um dos aspectos mais festejados pelo presidente. “A Casa voltou a legislar, em 70 dias 12 proposições oriundas dos parlamentares e do Executivo foram apreciadas; o deputado voltou a ter estímulo para debater e aprovar temas de interesse dos baianos”. O caráter democrático e participativo foi outro aspecto celebrado pelo chefe do Legislativo, ao lembrar a criação do Colégio de Líderes e a devolução ao presidente da Casa do “direito sagrado” de legislar.

Chamando de “ação pioneira das deputadas estaduais e das mulheres dos parlamentares, incluindo a minha”, Coronel enfatizou o programa Assembleia de Carinho, que visa à adoção de medidas humanitárias em favor dos baianos que mais precisam. Ele anunciou a primeira ação do programa, nesta quarta-feira (19), no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). Ainda como atitude transformadora, ressalvou o convênio firmado com o Hospital Aristides Maltez, depois de 20 anos. No fortalecimento à cultura, o presidente informou os convênios assinados com a Fundação Pedro Calmon e o Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

Presidente foi enfático ainda ao defender a independência e a soberania que o Legislativo estadual conquistou com a nova gestão. “A Alba não é uma extensão do Executivo, ela é sócia. Não podemos abrir mão da independência. Como presidente, tenho que agir como magistrado”. Classificando de Alba livre, Coronel ainda celebrou a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 150/2017, de autoria do deputado Adolfo Menezes (PSD) e coautoria de Rosemberg Pinto (PT), que acabou com o instituto da reeleição para presidente e demais integrantes da Mesa Diretora numa mesma legislatura.


NOVA MARCA


O publicitário Fernando Passos, da agência Engenho Novo, que concebeu as peças publicitárias, foi o responsável por fazer a apresentação técnica da campanha. Ele disse que se buscou criar uma marca forte, moderna e simples que expresse o poder da Assembleia Legislativa. O slogan Novo Tempo, Novas Atitudes, visa espelhar o momento que a Alba vive sob nova Mesa Diretora.

A marca busca dotar o Legislativo da Bahia de uma identidade visual própria, como acontece com os poderes Executivo, Judiciário e outras instituições públicas, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), bem como Casas Legislativas de outras federações do país, como a Alerj (Rio de Janeiro), Alesp (São Paulo). “O mais importante é que não é a marca de uma gestão. É a marca do Legislativo, dos deputados e funcionários. A Alba é uma só, é da Bahia e de todos os baianos”, salientou Coronel.

Todos os integrantes da Mesa Diretora, além dos líderes Zé Neto - PT (Maioria) e Leur Lomanto - PMDB (Minoria) compuseram a mesa da solenidade e se pronunciaram. O petista elogiou as peças publicitárias e salientou que na Bahia os poderes Legislativo e Executivo estão demonstrando para o país como se fazer política.

O peemedebista observou que o presidente Coronel está escrevendo o seu nome na história da Casa. Destacou o trabalho de renovação, as medidas de austeridade. Todos os demais deputados que fizeram uso da palavra elogiaram a forma republicana do presidente dirigir a Casa, em que as decisões são colegiadas. Responsável pelo programa Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel também fez elogios às peças de comunicação, reiterou as palavras dirigidas ao presidente e exortou a todos da Alba a “atuar como uma família em defesa dos baianos”.



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