MÍDIA CENTER

Coronel elogia qualidade genética do plantel da região durante a 19º ExpoAgri de Irecê

Publicado em: 29/04/2017 09:36
Editoria: Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), destacou o melhoramento da qualidade do plantel de Irecê e região, durante a 19ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê, ocorrida no Parque de Exposições local, de 28 a 1º de maio.

O chefe do Legislativo estadual visitou a abertura do evento na manhã do último sábado (28), acompanhado do senador baiano e correligionário, Oto Alencar. Ele disse que a exposição é uma das maiores do agronegócio do estado, e estar muito feliz em constatar o avanço genético dos eqüinos, bubalinos, bovinos, ovinos e caprinos de Irecê.

Coronel falou da importância do evento para o fortalecimento da economia dos 19 municípios da região. A exposição é realizada pela Aprir – Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê -, com expectativa de público da ordem de 50 mil pessoas nos três dias de atividades.

 Com o tema Agronegócio Presente, a 19ª ExpoAgri promoveu ainda leilões e desfiles de animais, apresentação de tecnologias em máquinas, tratores e veículos, além de atrações culturais, equoterapia para crianças e um seminário sobre o cultivo de palmas.

Na chegada ao aeroporto da cidade, onde foi recebido por deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades locais, Coronel ensaiou uma ginga com os alunos do Grupo de Capoeira Araúna, que encampa uma luta pela preservação da ararinha-azul.

Muito procurado pelos órgãos de imprensa do município, o pessedista concedeu entrevista a três emissoras de rádio instaladas na exposição. “Me sinto um filho e amigo dessa região. Irecê sempre foi um exportador de talentos, como médicos, engenheiros, advogados e jornalistas”.

COMARCAS E BANCOS

Durante visita aos stands da exposição, o presidente do Legislativo baiano prometeu interceder no sentido de evitar o fechamento de comarcas no interior, bem como de agências bancárias na região.

 “Tenho dialogado muito com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Maria do Socorro Santiago, para evitar o fechamento de várias comarcas na Bahia. Esta é mais uma luta que abracei. E voltarei a falar com a direção do Banco do Brasil, em Brasília, através da Superintendência de Assuntos Institucionais do banco. Irecê não pode sofrer com este problema de rede bancária”, afirmou Coronel.

O presidente ressaltou também a sua satisfação com o sucesso na mediação que resultou no acordo do maior conflito fundiário da história da Bahia e um dos maiores do país, no município de Formosa do Rio Preto, na última quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores da cidade, que trouxe pacificação para o Oeste baiano e segurança jurídica para cerca de 300 agricultores da região.

“A região Oeste representa cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e não poderia continuar vivendo aquele clima de conflito. Estou bastante feliz com a resolução do problema. O deputado deve fazer valer o poder para dirimir problemas em favor da sociedade”, afirma Coronel.

 A área conflituosa tem cerca de 350 mil hectares e é grande produtora de soja, milho e algodão, gerando negócios da ordem de R$ 946,4 milhões/ano, com lucro anual de vultosos R$ 135,6 milhões.

Nas entrevistas, Angelo Coronel voltou a defender as medidas adotadas à frente da Alba, como forma de devolver a independência e a altivez políticas do Poder Legislativo estadual, embora continue na base do Governo do Estado.

POLICLÍNICA IRECÊ

Após deixar a ExpoAgri, o presidente da Alba almoçou com lideranças políticas na cidade. Pouco mais das 16 horas, Angelo Coronel rumou para a futura instalação da Policlínica de Irecê, onde encontrou-se com o governador Rui Costa, senadores, deputados estaduais e federais e uma gama de prefeitos e vereadores.

Presidente do Legislativo estadual, em meio às obras, voltou a falar à imprensa. Ele destacou a importância das policlínicas para a melhoria da saúde pública no interior do Estado, e convocou os adversários políticos a trabalharem em prol do povo de Irecê.



Compartilhar: