MÍDIA CENTER

Assembleia de Carinho leva mais amor a alunos da Fundação Dr. Jesus

Publicado em: 05/05/2017 11:21
Editoria: Presidência

Disciplina, pulso firme, organização e fé. Essa é a receita do deputado Pastor Sargento Isidório (PDT), para comandar a Fundação Dr. Jesus, instituição que oferece tratamento e acolhimento gratuitos para dependentes químicos há 26 anos, localizada às margens da BR-324, entre Salvador e Feira de Santana.

As integrantes do Grupo 'Assembleia de Carinho', da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, conheceram nesta quinta-feira (04), as instalações da Fundação que acolhe em três unidades interligadas, mais de 1.200 pessoas, das quais 20% são mulheres.

A comitiva foi recebida ao som dos “Timbaleiros de Cristo”, grupo de percussão formado na instituição, que vez ou outra, se apresenta em eventos na Alba. Ao longo da visita, todas ficaram admiradas com a organização das atividades exercidas na Fundação Dr. Jesus. Os alojamentos de homens e mulheres são separados e a limpeza é de responsabilidade dos próprios alunos, mediante um cronograma definido por “pelotões” de trabalho.

A organização e logística do projeto estão por toda parte, desde a dispensa, passando pela barbearia, o almoxarifado, a cozinha que funciona 24 horas para dar conta das três refeições diárias oferecidas, até a área de lazer, com piscina, quadras poliesportiva e de areia, jogos diversos e um ginásio para eventos com capacidade para 10 mil pessoas. No primeiro e terceiro domingo de cada mês, são realizados eventos no local, para as visitas dos familiares dos alunos, que chegam a atrair cinco mil pessoas.

Entre os recém-chegados e os que já estão no fim do tratamento, que dura de oito a 12 meses, histórias de vida como a de Joseana Santana, 44 anos, que vive no local há oito meses, depois de já ter passado pela Fundação outras duas vezes. “Cheguei aqui um lixo. Fui embora, mas voltei para resgatar a minha vida, pois a sociedade já tinha desistido de mim”, contou a mãe de sete filhos, que disse “não ver a hora de encontrar a família e pedir perdão”.

Outro exemplo é Mário Vieira, de 31 anos, que veio de ônibus do Tocantins, após descobrir a Fundação nas redes sociais. “Eu viajei dois dias e meio de ônibus para chegar aqui porque sabia que era minha salvação. Eu estava jurado de morte por envolvimento com o tráfico de drogas e agora minha vida mudou”, explicou.

Além das semelhanças na trajetória de vida, todos tem em comum a admiração e o respeito que sentem pelo Pastor Isidório, que ao longo dos anos, com seu jeito peculiar que mistura altivez e carinho, já recuperou mais de 42 mil pessoas. “Eu faço esse trabalho por gratidão a Deus, por ter me salvado das drogas e ter me oferecido essa missão de poder fazer o mesmo por outras pessoas”. Explicou o deputado que arca com quase todas as despesas da iniciativa, com a remuneração que recebe do seu mandato parlamentar.

FORTES EMOÇÕES

Ao final da visita, marcada por muita descontração, houve uma apresentação realizada pelo deputado e pastor, ao som de louvores. As integrantes do 'Assembleia de Carinho' deram suas impressões sobre tudo que viram. “Eu só tenho a parabenizar o Pastor Isidório e que Deus abençoe todos vocês. Estou emocionada em conhecer esse trabalho”, declarou Milena Argolo, namorada do deputado Luciano Simões Filho (PMDB).

A idealizadora do Grupo, Eleusa Coronel, esposa do presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), reafirmou a emoção pelas experiências proporcionadas pelo 'Assembleia de Carinho'. “Eu agradeço a Deus por estar aqui conhecendo esse trabalho. Os ensinamentos que vocês estão adquirindo aqui são para a vida de vocês e para levar a palavra de Jesus a outras pessoas”, definiu. Eleusa garantiu que as integrantes do grupo farão o que for preciso em busca de apoio para fortalecer o trabalho realizado pela instituição. “63 corações juntos podem fazer muito mais”, concluiu.

Pastora Elza Celestino, esposa do deputado Pastor Isidório, agradeceu a presença do grupo, do qual ela também faz parte. “Eu fiquei honrada com essa visita. Nossa vida não é fácil, mas é muito gratificante. Hoje me sinto feliz por contribuir com a recuperação de muitas famílias. No 'Assembleia de Carinho' vamos poder ajudar muito mais gente”, salientou. Também estiveram presentes, as esposas dos deputados Samuel Júnior (PSC) e Sandro Régis (DEM), Ariene Couto e Polyana Régis, respectivamente.

A INICIATIVA

Ao chegar na instituição, quase sempre acompanhados por familiares, os alunos, como são chamados todos os acolhidos, primeiro conhecem o funcionamento do lugar e assistem a uma palestra, na qual o Pastor Isidório fala sobre a “mudança de comportamento e a fé em Deus”, principais preceitos do método utilizado na Fundação Dr. Jesus.

Os cursos profissionalizantes são o ponto forte da Fundação. São dezenas de cursos, entre panificação, culinária, cabeleireiro, corte e costura, solda, serralheria, carpintaria, além do curso de música, com destaque para percussão. Os alunos passam por uma equipe multidisciplinar, que os encaminha adequadamente aos cursos, após os dois primeiros meses de tratamento. Dos 92 funcionários do local, 80 deles são ex-alunos, que ganharam uma profissão. A Fundação Dr. Jesus agora conta com uma creche com capacidade para 30 crianças e o novo prédio inaugurado ano passado, ainda pode abrigar mais 600 pessoas.

A instituição ainda possui um convênio com o governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que é responsável pelos custos de 527 alunos e dos profissionais que fazem o acompanhamento social, psicológico e físico de todos eles.

João Isidório, diretor-geral da Fundação e filho de Isidório, acompanhou o crescimento da instituição desde que nasceu, há 26 anos. “Minha vida foi de aprendizado. Esse projeto é a vida da minha família. Foi natural me envolver nesse trabalho, porque eu sinto gratidão por ver meu pai ter sido recuperado e hoje poder fazer o mesmo por outras pessoas”, afirmou.  



Compartilhar: