MÍDIA CENTER

Alba e Gacc firmam convênio em prol de crianças e adolescentes com câncer na Bahia

Publicado em: 05/05/2017 18:40
Editoria: Presidência

Em mais uma ação do Programa Assembleia de Carinho, a Assembleia Legislativa da Bahia firmou convênio com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, visando o repasse institucional para a complementação dos custos de manutenção da instituição de caridade.

O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), na sede do Gacc-Bahia. Assinaram o documento pelos convenentes o presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), o presidente do Gacc, Roberto Sá Menezes e a coordenadora do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel.

O chefe do Legislativo baiano disse estar “feliz com mais esta iniciativa do Assembleia de Carinho, aprovada pela Mesa Diretora da Casa”. Para Coronel, o convênio expressa o novo momento do Legislativo, que não mais se resume a elaborar leis e fiscalizar o Governo, mas também trabalhar com ações humanitárias em prol da sociedade, notadamente daqueles que mais precisam.

Coronel exortou o empresariado e a sociedade baiana a conhecerem mais de perto a obra social do Gacc, para que possam contribuir com este “belo trabalho que aqui se realiza. Vocês são merecedores de toda a contribuição. A Alba se sente no dever de fazer com que esse trabalho chegue ao conhecimento do conjunto da sociedade. Esperamos que esse apoio seja ad eternum, disse Angelo Coronel”.

Roberto Menezes observou que o convênio, capitaneado pela coordenadora do Assembleia de Carinho, representa muito para o trabalho do Gacc, vez que vem fortalecer a assistência às crianças e adolescentes pobres e portadoras de câncer. “Toda ajuda tem enorme importância, principalmente porque é um reconhecimento ao nosso trabalho”, observou o presidente do Gacc.

ACOLHIMENTO

Eleusa Coronel destacou o prazer pessoal de colaborar com a instituição e “poder ver a alegria e a satisfação estampadas no rosto das crianças e dos pais”. A coordenadora do Assembleia de Carinho salientou o quanto lhe sensibiliza contribuir com qualquer forma de acolhimento às crianças assistidas pela instituição.

Responsável por conceber o Programa Assembleia de Carinho – formado pelas deputadas e as esposas dos parlamentares -, a mulher do presidente da Alba ressalvou a Roberto Menezes que a contribuição lhe fazia tão bem que ela que se sentia no dever de agradecer. “Esta iniciativa tem tanto valor e representa muito dentro do coração da gente”, confessou Eleusa, que em abril já havia levado às crianças do Grupo Terapeutas do Riso.

Segundo o procurador da Alba, Paulo Nascimento, que também participou da assinatura do documento, o convênio, inicialmente firmado para 12 meses, é legalmente amparado pela Lei de Licitações e Contratos, e prorrogável por novos períodos.

Após a assinatura, Roberto Menezes, por cerca de duas horas, apresentou todas as dependências da instituição a Coronel e esposa, que demonstraram muito interesse em conhecer o trabalho do Gacc, inclusive as modernas tecnologias laboratoriais.

O Gacc tem hoje um corpo funcional de 135 trabalhadores, e uma equipe de voluntários de 270 profissionais, segundo a coordenadora do Programa de Voluntariado, Márcia Lafene. Atende em média 220 crianças e adolescentes por mês, e cerca de 850 no ano. O tratamento leva em média de três a cinco anos.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer foi criado em 5 de janeiro de 1988. A sede atual foi inaugurada em 14 de julho de 2000, em terreno doado pelo Monte Tabor – Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária. É dotado de 50 apartamentos e 110 leitos.


Compartilhar: