MÍDIA CENTER

Abrigo do Salvador recebe a visita do 'Assembleia de Carinho'

Publicado em: 16/05/2017 16:57
Editoria: Presidência

São mais de 40 mil metros quadrados de área total, onde mais de 190 idosos vivem com segurança, liberdade e toda a estrutura necessária para ter uma vida digna e feliz. Assim é o Abrigo do Salvador, em frente ao Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, fundado há 73 anos, que recebeu a visita da coordenadora do 'Assembleia de Carinho', Eleusa Coronel, na tarde desta segunda-feira (15). 

Durante a visita, Eleusa ficou encantada com os moradores e suas histórias emocionantes. Entre elas, a do casal Eulina Acácio de 78 anos e José Manoel da Boa Morte, de 83, que se conheceram crianças, em Nazaré das Farinhas, depois perderam contato. Já em Salvador, se casaram com outras pessoas. Ele teve filhos, ela não. 50 anos depois ele viúvo, procurou por ela e a encontrou vivendo no Abrigo.

Ele a chamou pra morar com ele, se casarem, mas ela negou, dizendo que não sairia do lugar onde gostava de viver, para administrar uma casa novamente. A proposta foi, que se ele a quisesse, teria de ir morar com ela no Abrigo. Ele aceitou e lá mesmo fizeram o casamento. Os dois já vivem no Abrigo do Salvador há 13 anos. “E uma história linda, de resgate de um amor”, contou Eleusa ao conferir o álbum de fotos do casal.

Outra história pitoresca, é a de Leda Maria Santos Sucupira, de 82 anos, que era casada no civil, mas seu sonho sempre foi casar na igreja de véu e grinalda. Após a morte do marido, ela conseguiu realizar seu desejo, graças ao projeto do Abrigo, 'Realize seu Sonho'. Um padre realizou a cerimônia de casamento, na qual ela foi levada pelo filho ao altar, onde se casou simbolicamente. O episódio teve repercussão na imprensa nacional.

A estrutura do Complexo, que funciona em sistema de pensionato com pavilhões femininos e masculinas coletivos e individuais, conta com centro médico, sala de leitura, refeitório, salão de fisioterapia, três praças para lazer. O Abrigo proporciona aos idosos diversas atividades como, artesanato, hidroterapia, acupuntura, dança de salão, coral, aulas de alfabetização, além de missas regulares e outras atividades religiosas.

Eleusa Coronel fez um convite aos idosos, para que eles participem da festa de São João da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que será realizada no dia 14 de junho. A ideia é que eles se apresentem dançando na festa, convite que foi aceito com muita animação.  





Compartilhar: