O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, recebeu hoje (23.05) em audiência uma comissão de sindicalistas da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), encabeçada pela presidente Marinalva Nunes. “Estamos pedindo ao presidente Coronel que ele intermedeie com o governador Rui Costa, chefe do Executivo, o fim da política de aumento salarial zero do Estado da Bahia, que não concede reajuste linear desde 2015”, diz a presidente da Fetrab.
De acordo com Marinalva, 40% do funcionalismo público estadual encontra-se com o vencimento base abaixo do salário mínimo nacional. “Considero o pleito dos funcionários públicos baianos muito justo. Sei que as finanças públicas estaduais estão muito combalidas e a Bahia é um dos poucos Estados que não atrasam os salários, mas vou levar o pleito ao governador Rui Costa e tentar ao menos uma negociação”, comprometeu-se Coronel.
“Nós pedimos que o governador Rui Costa sente-se à mesa de negociações com os funcionários, já que entregamos nossa pauta de reivindicações em novembro do ano passado. O Governo alega que o reajuste não pode ser concedido porque o Estado já ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas queremos transparência e que a atual situação das contas públicas seja repassada aos trabalhadores”, critica Marinalva.
O impasse, segundo Marinalva, pode levar a categoria a programar atos de paralisação temporária do trabalho no serviço público estadual. “Uma greve, por enquanto, ainda não ganhou força entre os trabalhadores. Vamos seguir avaliando a situação e tentar negociar com o governador", diz a presidente da Fetrab.
REDES SOCIAIS