MÍDIA CENTER

ALBA e OSID debatem projetos de caráter socioeducacional

Publicado em: 06/06/2017 16:19
Editoria: Presidência

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) deverão ser a mais nova favorecida com as ações transformadoras do Assembleia de Carinho – grupo formado por deputadas e mulheres de deputados com o objetivo de contribuir com pessoas em condição de vulnerabilidade social. Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), e a coordenadora do grupo, Eleusa Coronel, receberam a visita da presidente da OSID, na manhã desta terça-feira (6), na Alba.

Maria Rita Lopes Pontes, que esteve acompanhada da advogada da organização social, Camila Azi, solicitou o apoio do Legislativo estadual no sentido de poder dar destinação rentável a uma área não utilizada, localizada no município de Simões Filho, em favor das obras sociais. A renda alcançada com a locação seria destinada ao custeio do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – um dos núcleos de atendimento da OSID no Estado.

Coronel destacou o prazer em receber as “ilustres visitas”, classificou de justo o pleito da direção da OSID e prometeu trabalhar para que o pedido seja bem-sucedido. Presidente solicitou a presença da Procuradoria da Casa na audiência e requisitou um parecer acerca do pedido.

“Tenho uma enorme estima e apreço pelo trabalho das Obras Sociais Irmã Dulce. Tenho dito que a Bahia na medicina se divide em antes e depois de Irmã Dulce. Se esta parceria é bom para a Bahia, a Alba aprova”, confessou o chefe do Legislativo baiano.

Maria Rita Pontes chamou o pedido feito a Coronel de especial e que “tenho fé em Irmã Dulce e na boa vontade do presidente de que o pedido será atendido”. Ela comentou que a receita seria revertida para a manutenção da área de educação da OSID, responsável pelo Ensino Fundamental de 750 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio. O CESA funciona em tempo integral, e ainda oferece atividades extra classe, a exemplo de esporte e arte.

A coordenadora do Assembleia de Carinho falou da importância do atendimento do pleito para que o propósito do grupo conquiste o intento buscado, e expressou ainda o seu empenho pessoal para que a vontade de Maria Rita alcance a meta desejada. Eleusa Coronel reiterou a dimensão grandiosa que sucessivas ações menores podem chegar.

“Todas do Assembleia de Carinho têm a consciência do quanto essas pequenas iniciativas que temos realizado podem impactar positivamente para mitigar sofrimentos daquelas pessoas em desvantagem social”, explicou Eleusa. O grupo já assinou convênio com o Hospital Aristides Maltez, com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, com a Fundação Dr. Jesus e a Instituição Manassés – além de apoio a abrigos de idosos.


CESA


O Centro Educacional Santo Antônio foi fundado em 1964 por Irmã Dulce. Começou como orfanato, no qual a freira baiana abrigava meninos desprovidos de amparo familiar. Em 1994 se tornou escola, em tempo integral, com foco no Ensino Fundamental. Hoje atende a cerca de 750 crianças e adolescentes, disponibilizando três refeições aos alunos.

Atende desde o ensino infantil até o nono ano. Oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, e fardamento e material escolar gratuitos.  



Compartilhar: