MÍDIA CENTER

ALBA e UPB unem esforços para enfrentar crise financeira do Aristides Maltez

Publicado em: 06/06/2017 21:30
Editoria: Presidência


Se depender do esforço da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a crise financeira enfrentada pelo Hospital Aristides Maltez (HAM) tem dias contados para acabar. E a celebração dessa importante conquista acontecerá dia 13 de dezembro próximo, numa grande festa na unidade hospitalar – data em que a Liga Bahiana contra o Câncer completa 81 anos de fundada.

Acordo nesse sentido foi firmado na tarde desta terça-feira (6), na sede da UPB. Capitaneada pela coordenadora do Assembleia de Carinho – grupo formado pelas deputadas e mulheres dos deputados -, Eleusa Coronel, e o presidente da Liga Bahiana contra o Câncer, o médico Aristides Maltez Filho, a nobre luta arregimentou às suas fileiras o chefe das união das Prefeituras baianas, Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa.

A proposta consiste na assinatura de um convênio entre a Liga Bahiana contra Câncer e os Executivos municipais, no valor de R$ 1.100,00, para que cada Prefeitura recolha, mensalmente, em favor do hospital que mais realiza cirurgia em oncologia no Brasil. Até o momento, 92 prefeitos já deram o sinal verde à luta em prol da unidade hospitalar.

“Esse instante representa o cuidado da senhora Eleusa Coronel e do presidente da Alba, Angelo Coronel, em benefício da população do estado e dos portadores de câncer, especialmente os mais necessitados. É a mulher baiana que traz o poder Legislativo para o voluntariado, atuando aonde o governo não tem como fazer”, declarou Aristides Maltez Filho.

O médico explicou que a meta é conveniar 208 Prefeituras no estado até dezembro – cerca de 50% das 417 cidades baianas. “A crise nos ronda. Esta meta nos daria condições de enfrentar as dificuldades do dia a dia e não nos afastar do dever de atender à população. E ainda daríamos uma demonstração à sociedade de como a união de todos pode ajudar para não deixar falir a filantropia”, exortou o presidente da segunda entidade mais antiga do país no tratamento das doenças oncológicas. O Hospital Aristides Maltez (HAM) foi fundado em 2 de fevereiro de 1952.


OUTRO LADO


Eleusa Coronel enfatizou a Eures Ribeiro que o Grupo Assembleia de Carinho e a UPB, unidos, podem fazer muito na busca da cura às vítimas dos tumores malignos na Bahia. “Vamos mostrar à sociedade, Eures, o outro lado da política”, propôs a coordenadora do grupo, ocasião em que o presidente da Liga Bahiana contra o Câncer arrematou: “com essa madrinha aqui, nós podemos ir longe”.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa também se incorporou ao projeto com a força da entidade que dirige. “O Hospital Aristides Maltez é um patrimônio da Bahia. Nada mais justo que apoiá-lo. Os municípios devem ajudar essa atitude nobre. Vou correr atrás, ligar para os prefeitos. Amanhã já levarei a proposta do convênio para a UPB Itinerante, que será em Guanambi. E bom Jesus da Lapa vai doar R$ 50 mil em cota única.”, entusiasmou-se.

“Acho muito importante a UPB ter um presidente com essa mentalidade jovem. Isso vai revelar o sentimento dos municípios e da diretoria da entidade”, elogiou Aristides Maltez. Eleusa aproveitou a oportunidade e requisitou a Eures o cronograma anual das reuniões da UPB Itinerante.

O Hospital Aristides Maltez foi o primeiro do país no tratamento das neoplasias a praticar um atendimento 100% através do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade atende entre 3 mil a 3,5 mil pessoas por dia, de toda a Bahia.


PALESTRA VOLUNTARIADO


Também como parte da campanha em prol do Aristides Maltez, o Grupo Assembleia de Carinho realiza no próximo dia 13 (terça-feira), às 15 horas, o 1º Encontro sobre Voluntariado – Atitude que Transforma. O evento acontece no Auditório Jornalista Jorge Calmon.

O coordenador do Centro Goiano de Voluntário, Wellington Fassa profere a palestra “A Importância do Trabalho Voluntário”. A palestra contará com a participação do médico Aristides Maltez Filho (Liga Bahiana contra o Câncer) e da presidente da OSID – Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes.



Compartilhar: