MÍDIA CENTER

ALBA e Câmara de Salvador firmam convênio para melhorar comunicação televisiva das Casas

Publicado em: 08/08/2017 15:10
Editoria: Presidência

A promoção de intercâmbio para troca de conteúdos jornalísticos, educativos e culturais, de interesse mútuo, que tenham como foco a melhoria da qualidade de suas grades de programação, com vista a torná-las mais atrativas aos olhos da população. Acordo de Cooperação Técnica e Científica, nesse sentido, foi firmado na manhã desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Salvador, entre a Fundação Paulo Jackson (administradora da TV ALBA) e a Fundação Cosme de Farias (gestora da TV Câmara Municipal do Salvador).

O Convênio nº 001/2017 foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD) e o presidente do Legislativo municipal, vereador Leo Prates (DEM). Foram signatários também do documento o presidente da Paulo Jackson, Igor Dominguez, e Osvaldo Almeida Lyra, que preside a Cosme de Farias.

Participaram ainda da solenidade de assinatura o prefeito da capital em exercício, Bruno Reis, além dos vereadores Atanázio Júlio, Isnard Araújo, Felipe Lucas e Kiki Bispo. O convênio tem duração de 12 meses, prorrogável por mais 12, chegando ao limite de 60 meses, mediante Termo Aditivo, observando o disposto no artigo 140, inciso II, da Lei nº 9.433/05.

O acordo permite ainda o compartilhamento e a disponibilização de imagens e informativos, visando a veiculação recíproca de programas e documentários para difusão entre as duas emissoras. Prevê também a cessão de espaços e estruturas físicas para a instalação de atividades próprias dos convenentes.


JUNTAR ESFORÇOS


Angelo Coronel enfatizou a relevância e o sucesso que a gestão alicerçada em parcerias têm obtido no mundo, e disse que “os partidos não devem separar as pessoas”. Chefe do Legislativo estadual observou que quando a área de comunicação de duas Casas Legislativas juntam esforços para a transferência de conhecimentos, todo o Estado sai ganhando.

Coronel falou da importância de se humanizar as Casas Legislativas, e de sua alegria em ter criado o Instituto Assembleia de Carinho na ALBA, formado pelas oito deputadas da Casa e a esposas de deputados, coordenado por sua mulher, Eleusa Coronel. Ele elencou os muitos convênios firmados pelo Assembleia de Carinho, a exemplo da Liga Bahiana contra o câncer, Obras Sociais Irmã Dulce, a Associação Amigos do Autista, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Instituto Manassés, a Fundação Dr. Jesus.

O pessedista chamou a atenção para a importância das televisões públicas se aproximarem da população, por meio de programações interessantes, “inclusive como forma de tirar esta imagem negativa dos políticos”. Coronel elogiou o trabalho de Prates e disse não ter dúvidas de que o convênio renderá bons frutos para os baianos.

Presidente da Câmara de Salvador salientou o esforço das duas Casas para produzir conteúdo e adquirir tecnologia, buscando manter as emissoras no ar por 24 horas. Prates destacou que o convênio vai ampliar a capilaridade dos dois legislativos e que pretende firmar novas parcerias com a Alba em outros campos.

Igor Dominguez sublinhou que a iniciativa vai agregar valor ao conteúdo da TV Alba e permitir levar ao trabalho da Assembleia Legislativa para o interior do Estado. Ele informou que nos próximos dias embarca para Brasília, quando apresenta ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Cassab, a liberação para o funcionamento da Rádio Alba.

Osvaldo Lyra acredita que o convênio vai fortalecer e melhorar a produção das emissoras, sair do modelo engessado que pouco atrai o interesse da população e elevar o diálogo entre a classe política e o cidadão.



Compartilhar: