Para tratar de obras e projetos de mobilidade na região de Cajazeiras, a Comissão Especial de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa promoveu audiência pública no Ginásio Poliesportivo do bairro, em Salvador. O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, informou que, com a conclusão das obras da Avenida 29 de Março, a nova via vai poder contar com transporte de massa de rápida circulação, a exemplo de BRT ou VLT, de modo que seja possível, por exemplo, chegar até o bairro Paripe ou Piatã em um espaço de tempo mais curto.
Além disso, com a chegada do metrô a Águas Claras - cujo passo inicial para sua implantação deve ocorrer em até três meses - e a ida da rodoviária para Águas Claras, onde será estimulada a inserção de shopping e outros serviços, “a região de Cajazeiras vai passar a ser um novo polo de desenvolvimento na cidade. E essa é uma realidade que está prestes a acontecer”.
Segundo Dauster, da forma como os traçados da Avenida 29 de Março e da Nova Avenida Gal Costa foram projetados será possível ter VLT passando por elas. “Assim, integraremos a Orla Atlântica e a Baía de Todos os Santos com deslocamento eficiente”
Para Maria del Carmen essas intervenções do Governo do Estado “vão facilitar a comunicação de Cajazeiras com as demais áreas da cidade, sendo uma via rápida de acesso à Suburbana, BR 324, Paralela e Orla. “Neste sentido, a presidente da Cedurb anunciou que, atendendo solicitação da comunidade, fará na próxima semana uma indicação ao governador Rui Costa para que seja feita a ligação de cinco áreas de Cajazeiras à Avenida 29 de Março, “para alimentar esta nova via e integrá-la com o bairro”.
Morador do bairro, o líder comunitário Idelmário Proença disse ser “essencial que a Prefeitura de Salvador faça a integração do metrô com os demais modais e pare de ficar tentando inviabilizar o metrô, já que isso só prejudica a população”. Ele ainda sugeriu que a integração com linhas de ônibus que atendem ao bairro não ocorra apenas na Estação Pirajá, mas no Acesso Norte, Mussurunga e em Pituaçu.
De acordo com o secretário, a integração plena e eficaz é uma prioridade do governador Rui Costa. “Todo processo de mudança requer um período de adaptação e ajustes. Por isso estamos trabalhando firmes nas adequações e reforços de linhas metropolitanas alimentadoras do sistema de metrô, e em constante dialogo com a Prefeitura de Salvador, garantindo também que o mesmo seja feito na capital para atender melhor aos usuários”, salientou Dauster.
Além disso, de acordo com Dauster, a Linha 1 do Metrô será ampliada e atenderá à população de toda a região de Cajazeiras. “ Hoje, podemos garantir que o metrô chegará em Cajazeiras/Águas Claras pelo corredor da BR-324. A obra será lançada ainda no primeiro trimestre de 2018”, afirmou o secretário, que também assumiu o compromisso, diante a população da região, de “realizar um estudo específico sobre a possibilidade da implantação de um sistema de transporte de alta capacidade para Cajazeiras”.
REDES SOCIAIS