O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel (PSD), decretou luto oficial de três dias em reverência à memória do ex-deputado Oscar Marback, falecido na noite de quarta-feira, aos 83 anos. Consternado, lembrou o papel de Oscar Marback na política baiana como integrante do chamado grupo “robertista”, técnicos e políticos, ligados ao professor Roberto Santos e “rogou a Deus para confortar seus entes queridos e os muitos amigos que somou em vida nesse momento de luto e saudade”.
O deputado Angelo Coronel não chegou a conviver com ele na Assembleia, pois Oscar Marback exerceu o mandato parlamentar apenas em uma legislatura, a 10ª, mas lembrou que “o arquiteto Oscar Marback se destacou em todos os cargos públicos e privados que exerceu”, pois aliava a condição de técnico competente “com a austeridade e correção pessoal à toda prova – e com certeza fará falta à nossa terra’, completou. Alguns deputados estaduais estão elaborando uma moção de pesar conjunta e suprapartidária para homenagear o ex-colega.
BANDEIRA
A decretação de luto oficial pode ser notada no Legislativo com o hasteamento a meio mastro da bandeira da Bahia, no conjunto dos pavilhões estaduais na área fronteira do palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Na Assembleia Legislativa, Oscar foi suplente da Mesa Diretora (1985-1987); titular das comissões de Turismo (1983); Turismo e Empreendimento Social (jan./abr. 1984); Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano (1983-abr.1984); Especial do Ensino Público (1985); Desenvolvimento Econ&oc irc;mico e Turismo (1986); CPI da Barragem de Santa Helena; e suplente das comissões de Saúde Pública e Saneamento (1983-1984); Constituição e Justiça (1986); e Finanças e Orçamento (1986).
Ele também ocupou cargos de relevo no serviço público estadual, na prefeitura de Salvador e na iniciativa privada. Foi Diretor técnico, 1971-1974 e presidente da Habitação e Urbanismo da Bahia S.A. - URBIS, 1974-1979. Sócio gerente da ILO Arquitetura e Construções Ltda, sócio gerente da Construtora e Incorporadora Ouro Preto Ltda; coordenador de Assuntos Municipais da Secretaria de Governo, Salvador, 1987; diretor de Construções Escolares - Conesc/Secretaria da Educação, 1987; diretor de operações da Empresa Baiana de Água e Saneamento-EMBASA, 1989; secretário estadual do Desenvolvimento Social, 1990; sub-secretário da Ação Social da Prefeitura Municipal do Salvador, 1992-1996.
REDES SOCIAIS