Quarta-feira , 08 de Dezembro de 2021

MÍDIA CENTER

Escola do Legislativo da Alba ganha nota 10 com realizações em 2017

Publicado em: 28/12/2017 14:55
Editoria: Presidência

Se a Assembleia Legislativa da Bahia foi recorde no Brasil em apreciação de projetos em plenário este ano – 241 proposições no total -, a Escola do Legislativo seguiu a mesma volúpia, encerrando 2017 com um saldo de realizações bastante positivo.


Foram inúmeras ações e programas, nos mais variados campos da atividade humana, que beneficiaram servidores, estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior do Estado e a sociedade em geral. A educação e a cultura foram o carro-chefe dessas iniciativas.


Os 45 cursos oferecidos ao longo do ano formaram 743 participantes, que adquiriram capacitação em idiomas como inglês e espanhol, taquigrafia, dinâmica do processo legislativo, atualização em língua portuguesa, acordo ortográfico, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento de competências, liderança coach, marketing pessoal, falando em público, liderando jovens em formação, atualização para secretárias, entre outros.


Para o presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), é gratificante constatar que os setores acompanharam o ritmo da Mesa Diretora, num ano em que a Casa foi destaque nacional. “A Escola do Legislativo tem grande importância para a Alba e a população. Fico feliz em saber desta elevada produção, foi nota 10. Quando a Escola do Legislativo promove educação continuada ao servidor, ela está contribuindo para uma melhor prestação de serviço à sociedade. A Alba este ano fez mais que legislar e fiscalizar. Ela foi humanizada, através do Assembleia de Carinho, e levou amor e saber aos baianos. A Escola e toda a Casa estão de parabéns”, festejou, Coronel.


Para sua diretora, Fernanda Guedes, a Escola do Legislativo buscou capacitar o servidor, estimular habilidades, além de estabelecer maior diálogo com a sociedade. “Como escola, nossa função precípua é levar saber e capacitação continuada ao servidor, valer-se da cultura para interagir com a sociedade e difundir a história do Parlamento. Estimulamos a participação política de jovens, com o Programa a Escola e o Legislativo, com vista a favorecer a inclusão social e o exercício da cidadania”, elencou, Fernanda.


Ela salienta que a Escola também “buscou dar asas à veia artística do servidor, com o concurso de música Alba Voice, livro de poesias e festival de corais. Também proporcionamos oportunidade aos estagiários e debatemos sobre o cuidado ao meio ambiente. A boa Semana do Servidor espelhou bem o que foi 2017, que deixou a todos nós muito satisfeitos. Já estamos programando 2018”, explicou Fernanda Guedes.


PÓS-GRADUAÇÃO 2018

O Programa a Escola e o Legislativo promoveu a visita de 131 unidades escolares à Alba, fortalecendo a cultura política entre os jovens e socializando conhecimento a mais de 5 mil estudantes baianos. Os 187 adolescentes do Programa de Estágio, sendo 70 de nível superior, participaram de palestras sobre “Assédio moral, sexual e emocional”; “Sexualidade na adolescência”; “Entendendo a diversidade para incluir de verdade”; e “Regras e postura no ambiente de trabalho”.


Com as 29 exposições de obras de arte promovidas na Casa em 2017, reunindo trabalhos de expressões do naipe de Carybé, Genaro de Carvalho e outros, além de artistas emergentes de vários municípios, a Escola do Legislativo atraiu a atenção de 4.200 visitantes. O lançamento do Alba na Leitura - espaço reservado à troca e empréstimos de livros -, foi outro golaço da Escola, estimulando o hábito de ler entre os servidores.


O lançamento da coletânea literária Eternizando Memórias, contendo crônicas, contos e poesias de 41 autores, entre servidores, dependentes e aposentados, teve tiragem de mil exemplares e prefácio do senador Otto Alencar e ex-presidente da Casa.


A Semana do Servidor, ocorrida de 16 a 20 de outubro, e suas muitas iniciativas em favor do conjunto de servidores, veio coroar o ano positivo da Escola do Legislativo. O evento reuniu a 1ª edição do Concurso de música Alba Voice, com a participação da cantora Gilmelândia e ótimo público, sem contar show do humorista Matheus Ceará, a criação do Espaço Bem Estar e suas oficinas de artesanato, além de palestra motivacional.


Para 2018, a diretora observa que o ritmo será o mesmo, com destaque para o Curso de Pós-graduação em “O Poder Legislativo e Políticas Públicas”, previsto para ser lançado no início do ano, em parceria com a Universidade Católica do Salvador – UCSal.



Compartilhar: