MÍDIA CENTER

Roberto Carlos lamenta morte de Germano Machado

Publicado em: 03/01/2018 00:00
Editoria: Diário Oficial

Falecimento do professor consternou pedetista
Foto: Arquivo/Agência-ALBA
O deputado Roberto Carlos (PDT), ainda bastante consternado, prestou homenagem através de moção de pesar ao professor Germano Dias Machado, falecido no final do ano passado. O mestre e multiprofessor nasceu em Salvador, a 28 de maio de 1926, era escritor e jornalista e filho de José Dias Machado e Maria da Glória Gouveia Machado. Formou-se na primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia e foi fundador e presidente do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (Cepaw), entidade com mais de 65 anos de existência.

Trabalhou como oficial de gabinete do governador Juracy Magalhães e foi diretor da Imprensa Oficial da Bahia no governo Lomanto Júnior. Lecionou na Ufba, na Ucsal, e na Escola Técnica Federal da Bahia. Pertenceu à Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, à Academia de Letras e Artes de Salvador, à Academia Baiana de Educação, ao Grupo de Ação Cultural da Bahia e à União Brasileira de Escritores.

Ganhou muitos títulos além de medalhas e diplomas. Na sua justificativa, o deputado Roberto Carlos destaca que humildemente teve a honra de receber a Distinção de Personalidade de Importância Comunitária concedido pelo Cepa, “fundado e presidido pelo nobre e aquilatável mestre Germano Machado, o que muito lhe orgulha”, disse.

“ E, ora, sofremos todos, mas consolamo-nos na certeza que não era este um homem qualquer. Era sim um espírito iluminado e iluminador. Que, conforme ele mesmo repetia sempre, Para cima, para o alto, eis o caminho”. “Germano Dias Machado, professor de todos, você com certeza ascendeu”, completou o deputado.



Compartilhar: