MÍDIA CENTER

Legislativo concede Comenda 2 de Julho a Maria Ramos Cunha

Publicado em: 23/02/2018 00:00
Editoria: Diário Oficial

Desembargadora recebeu a mais alta honraria da Assembleia por iniciativa do deputado Sandro Régis
Foto: Arquivo/Agência-ALBA
A desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima foi homenageada ontem à tarde, no plenário da Assembleia, por iniciativa do deputado Sandro Régis (DEM), com a outorga da Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria do Poder Legislativo.

A sessão especial, que lotou todas as dependências do plenário da Casa, foi conduzida pelo presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), e contou com a participação de deputados estaduais, federais, prefeitos de vários municípios, desembargadores, juízes, promotores, representantes do governador Rui Costa e do Prefeito ACM Neto, além de familiares e uma legião de amigos.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional e o discurso do proponente, deputado Sandro Régis, que destacou a aprovação por unanimidade do projeto de resolução que originou a homenagem. O parlamentar fez questão de afirmar que a justa homenagem era estendida também a todas as mulheres guerreiras, como a desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima.

Num longo discurso de agradecimento, a homenageada externou inicialmente sua grande felicidade, desde o momento que recebeu a notícia da aprovação da proposição. Fez questão nominar quase todos que prestigiaram a sessão e agradecer , acima de tudo, à família, pais, filhos, irmão e marido. Depois de 30 anos de magistratura, sempre com muita dedicação em todos os momentos da sua profissão, ele disse que este era um dos momentos mais felizes de sua vida. 

FAMÍLIA

Nascida no município de Valente, a desembargador é filha de Salustiano José Cunha Neto, comerciante e exportador de sisal, e de Oradia Batista Ramos Cunha. É a segunda filha do casal, sendo José Ramos Neto seu irmão mais velho e Maria Greice Ramos Cunha Félix sua irmão mais nova. José Ramos foi conceituado e renomado médico, fundador do Hospital José Ramos, que veio a falecer em 12 de outubro de 2014. Nos anos 80, foi deputado estadual e constituinte da Bahia e um dos batalhadores e responsável pela emancipação do município de Eunápolis, sendo também uma das maiores reservas morais da História Política de Eunápolis. Maria Greice é grande empresária do ramo de construção na cidade de Euclides da Cunha.

Lígia Maria veio estudar em Salvador com os irmãos, preservando as raízes em Valente. Casou-se em 7 de abril de 1979, com o médico Rui Carlos Barata Lima, indo residir na cidade de Serrinha. A desembargadora tem 3 filhos: Rui Carlos Barata Lima Filho, advogado, militante ativo no Estado da Bahia que hoje compõe a Corte do TRE como juiz eleitoral e casado com Maria Kummer de Andrade; Virna Ramos Barata Lima, advogada e publicitária; e Artur Ramos Barata Lima, advogado que atua  em Salvador. “Recentemente, Lígia virou avó da mais nova protagonista da família, Helena Kummer Barata Lima”, informou o democrata.

TRAJETÓRIA

Em 1972, Lígia, já formada em inglês pelo Instituto de Estudo Califórnia (IEC) quando entrou para o curso de Direito na Universidade Federal da Bahia, que concluiu em 1977 com méritos e honras. Em 9 de baril de 1988, após aprovação em concurso público, a magistrada tomou posse no cargo de juíza de Direito, e no dia 12 de abril do mesmo ano assumiu a Comarca de Monte Santo, sendo, posteriormente, promovida para as Comarcas de Remanso e Conceição do Coité, substituindo, também em Uauá, Queimadas, Cansanção, Euclides da Cunha, Valente, Santa Luz e Serrinha.

Após ser promovida pelo critério de antiguidade, desempenhou suas atividades na Comarca de Feira de Santana. Em 1997 foi promovida para Entrância Especial, sendo, em seguida, convocada pela então corregedora de Justiça, desembargadora Lucy Lopes Moreira, para atuar como juíza auxiliar da Corregedoria. Assumiu outros cargos importantíssimos, também entre 2006 e 2014, Lígia Maria sempre buscou o aperfeiçoamento profissional e técnico participando de vários cursos em nível de pós-graduação, seminários e simpósios oferecidos pelo próprio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, assim como outros órgãos e instituições. 

Lígia Maria Ramos Cunha Lima foi promovida a desembargadora no dia 21 de agosto de 2015, pelo critério de merecimento, ascendendo ao Tribunal de Justiça, onde exerce suas funções “com muita competência, zelo e seriedade”, conforme destacou o idealizador da homenagem.
“É justo, salutar e vale a pena ressaltar que, mesmo com todos os seus afazeres e obrigações profissionais que exigem muita dedicação, atenção e acompanhamento, a Desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima tem tempo para a sua sagrada missão de mãe e avó, de esposa e companheira presente e de irmão amiga”, destacou, com ênfase, o deputado Sandro Régis.


Compartilhar: