MÍDIA CENTER

ANIVERSÁRIO DE AMARGOSA - Alan Sanches felicita povo do município

Publicado em: 19/06/2018 00:00
Editoria: Comissões

Democrata fez questão de registrar a passagem dos 127 anos de emancipação da localidade
Foto: Arquivo/Agência-ALBA
Ao parabenizar a população de Amargosa pela passagem, no dia 19 de junho, do seu aniversário de 127 anos de emancipação política, o deputado Alan Sanches (DEM) contou que originalmente a região era habitada pelos índios kariris e beatinga. “O povoamento do território foi iniciado por famílias procedentes de Santo Antônio de Jesus e Nazaré, que lá se estabeleceram desenvolvendo a agropecuária”, contou em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia. 
De acordo com ele, a princípio os pioneiros encontraram sérios obstáculos, em virtude das febres e dos ataques indígenas que depredavam as fazendas já florescentes. “Desbaratada a resistência indígena pelo governo da província, formou-se lá o povoado Bom Conselho, elevado à freguesia em 1885, com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa”, contou Sanches. Em 1877, acrescentou ele, transferiu-se a sede para o arraial de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa, ficando assim criado o município. “Em 1891, elevando-se a vila à cidade, simplificou-se a seguir para o nome de Amargosa”.
Segundo o democrata, o topônimo Amargosa originou-se da existência na região de uma espécie de pomba cuja carne apresentava um sabor dito por todos como amargo. No decorrer de sua história, Amargosa teve seu território desmembrado para formar os municípios de Brejões (1924) e Milagres, em 1961. Os nativos de Amargosa são chamados gentilicamente de amargosenses. 


Compartilhar: