O deputado Alan Sanches (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações à cidade de Conceição de Almeida pela passagem do 128º aniversário de emancipação política, que acontece na próxima quarta-feira (18). Situado no Recôncavo Baiano, a 160 km da capital, o município homenageado tem uma população de aproximadamente 18 mil habitantes. Destes, 44% vivem na zona rural.
A origem do seu nome se deu pela devoção de uma família de agricultores (D’Almeida Sande) a Nossa Senhora da Conceição. Em louvor a ela, a família ergueu uma capela que atualmente é a igreja matriz.
Formada por planícies de vegetação rasteira e ainda mantendo um resquício de Mata Atlântica, a carinhosamente chamada Capela pelos seus habitantes foi a única a merecer um poema do Vate das Américas e Poeta da Liberdade, Antônio Frederico Castro Alves, o que lhe rendeu o título de ‘Sultana das Flores’.
Intitulado À Capela do Almeida, o poema teve seus versos musicados pelo ex-prefeito Antônio Ribeiro Falcão, em 1971, tornando-se seu hino municipal, “um verdadeiro chamamento à força da Terra”, afirmou o parlamentar.
“Tu és sultana das flores/ bela filha do sertão/ Que importa por longes terras/ Se ostentem mil maravilhas?/ Paris, Nápoles, Sevilha/ Não têm o atrativo teu/ Em vez de luxo tens flores/ Em vez de sedas - perfumes/ Em vez de bailes - os lumes/ Das estrelinhas do céu”.
Conceição do Almeida vivenciou um período de glória com a cultura do fumo. Porém, na década de 70, a produção foi transferida para Conceição do Jacuípe e, posteriormente, para Cruz das Almas, desempregando os operários que trabalhavam na lavoura.
Por outro lado, os grandes latifúndios desenvolveram a pecuária na região. Atualmente, a economia da cidade gira em torno do “perfume”, que consiste na venda de diversos tipos de mercadorias, variando de cosmético a vestuário.
CULTURA
As festividades de São João, com muita comida típica, também são um destaque no município, que mantém vivas as tradições do interior. Nessa época, as ruas são enfeitadas com bonecos, bandeirolas e outras peças e são realizados arrastões culturais da cidade, a guerra de espadas, entre outras atividades que retratam com originalidade e tradição os festejos juninos do município, hoje muito difundido em todo o Estado e no Brasil.
REDES SOCIAIS