O deputado Carlos Geilson (PSDB) apresentou, na semana passada, moções de aplauso e congratulações às cidades de Água Fria, Santanópolis (Portal do Sertão) e Pedrão (Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte), pela passagem do 56º aniversário de emancipação político-administrativa. A data é comemorada no dia 13 de julho, nos dois primeiros municípios, e no dia 12 de julho, no último.
Habitada, inicialmente, pelos índios Tapuias, adotado depois pelos jesuítas (1562), e parada de tropeiros, Água Fria foi elevado à condição de município em 1727, mas voltou a ser distrito do município de Irará. A conquista definitiva ocorreu em 13 de julho de 1962. “Esse município foi importante presença na luta pela Independência do Brasil na Bahia”, salientou o parlamentar, parabenizando “pela sua história inspiradora de perda e reconquista da sua autonomia, algo fundamental para elevar o orgulho do seu povo”.
Santanópolis - Citando trecho do hino ao município, Carlos Geilson lembrou a trajetória de Santanópolis, “que começou no século XIX, quando fazendeiros se instalaram em seu território e desenvolveram a criação de gado”. Em 1910 foi construída a capela do Senhor do Bonfim e iniciou-se o povoado de Quaresma, então subordinado ao distrito de Irará. A modificação do nome para Santanópolis foi em 1937 e a elevação a município em 1962, desmembrando-o de Irará. “Nessa data, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza esse município por sua trajetória de superação, proporcionada pelo seu povo batalhador”, disse.
Pedrão – Considerado pelo deputado como município de população aguerrida e hospitaleira, Pedrão também foi motivo de homenagem na Casa Legislativa. Com o nome inspirado no fato estar edificada sobre uma grande pedra, a cidade - situada no Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte - foi desmembrada de Irará em 1962. Seu padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus, suas principais atividades econômicas são a agropecuária e o comércio, e tem no samba de roda uma das suas maiores expressões culturais.
REDES SOCIAIS