O aniversário de 56 anos de emancipação política do município de Lauro de Freitas, criado em 31 de julho de 1962, desmembrando-se de Salvador, foi lembrado pelo deputado Marcell Moraes (PSDB) em moção de congratulações ao povo do município apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Segundo o autor da moção, originalmente o território da cidade pertencia a Salvador, passando em 1880 a ser do distrito de Montenegro, atual Camaçari, para depois voltar a fazer parte da capital, em 1932. A história do lugar, no entanto, desponta no século XVI, quando Garcia D'Ávila recebeu do então governador-geral do Brasil Tomé de Souza (1552) lotes de terra no litoral baiano, a mando do rei de Portugal. Na região, foi instalada uma missão jesuítica, que deu origem em 1758, por influência da família D'Ávila, à Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, como explica o documento.
Registra-se, no século XVII, um surto de cólera, que dizimou parcela considerável da população local. Também naquela época foi construída a matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta do lugar.
A economia do turismo de Lauro de Freitas é outro ponto importante citado na moção de congratulações ao município, com sua sede no marco zero da Estrada do Coco. Praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho formam um grande atrativo de visita à cidade, bem como os parques na Área de Proteção Ambiental do Rio Joanes. Sem contar equipamentos esportivos especiais como o kartódromo Ayrton Senna e o Eqqus Clube do Cavalo.
REDES SOCIAIS