MÍDIA CENTER

Nelson Leal destaca a passagem dos 60 anos de emancipação de Ipupiara

Publicado em: 08/08/2018 11:28
Editoria: Notícia

A passagem do aniversário de 60 anos de emancipação política do município de Ipupiara, no próximo dia 09 de agosto, foi destacada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Nelson Leal (PP). Em moção de congratulações apresentada na Casa, Leal contou que o município está localizado numa região montanhosa e a paisagem natural é caracterizada por um misto de vegetação da caatinga e da Chapada Diamantina. “A paisagem oferece diversas opções para passeios ecológicos através de trilhas, que dão acesso a córregos, reservatórios naturais de água doce e cachoeiras”, contou o deputado.

De acordo com ele, a sede está situada a uma altitude de 780 metros acima do nível do mar e a área do município é de 1.180 km². No solo são encontrados, em pequenas quantidades, minerais como ouro, carbonato, mármore, manganês, barita e cristal de rocha. A bacia hidrográfica do município possui vários lagos e tem o Rio Verde, formador da Barragem de Mirorós, como seu principal rio.

Os primeiros habitantes da região foram os índios, que deixaram pinturas rupestres que podem ser vistas até hoje nas comunidades de Larguinha e Pintada. “Os relatos históricos contam que o surgimento da atual cidade de Ipupiara deve-se à descoberta de jazidas de ouro e carvão”, afirmou Leal, acrescentando que, por volta de 1792, o português Romão Gramacho fez as primeiras pesquisas no solo da região. Antes de ser emancipada político e administrativamente, Ipupiara pertencia ao município de Brotas de Macaúbas.


Compartilhar: