MÍDIA CENTER

Nelson Leal homenageia Cocos pelo aniversário de emancipação política

Publicado em: 10/08/2018 13:07
Editoria: Notícia

O deputado Nelson Leal (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulação ao município de Cocos, pela passagem do aniversário de emancipação política da cidade, data comemorada, anualmente, no dia 14 de agosto. Na homenagem, o parlamentar cumprimentou os habitantes do município, “um povo trabalhador e cheio de esperanças na busca de um desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada e sustentável”, ressaltou.

O arraial de Cocos teve como primeiros habitantes os índios caiapós, que viviam numa aldeia nas proximidades de Carinhanha, município ao qual era subordinado. Com a chegada do bandeirante Manuel Nunes Viana, deu-se início à construção das primeiras casinhas de taipa e de telhas de barro, cujos moradores procediam de diversos lugares. Em 1923 passou a pertencer à Vila de Rio Alegre (hoje Coribe) e, anos depois, com a supressão da vila, ficou como distrito do município de Carinhanha. Em 1931, com o desenvolvimento do arraial, passou à categoria de vila e, em 14 de agosto de 1958, Cocos foi emancipado e tendo a sua instalação solenemente no ano seguinte.

HISTÓRIA

Diz-se que o nome do Cocos se deve a uma senhora de idade avançada que vendia coco babaçu nas margens do rio Itaguarí, onde residia. Na época, os feirantes que se hospedavam na localidade se referiam a ela como “a velha que vende cocos”, e assim o arraial passou a ser conhecido. 



Compartilhar: