MÍDIA CENTER

ALBA Cultural marca presença na Fligê com lançamento de dois livros

Publicado em: 17/08/2018 15:09
Editoria: Notícia

O selo ALBA Cultural participa mais uma vez da Feira Literária de Mucugê (Fligê), em sua terceira edição, com exposição de dezenas de obras de um extenso catálogo e o lançamento dos livros “Composições – Entre Sertões e Chapadas”, com textos organizados por Ester Maria de Figueiredo Souza, e o romance clássico “Maria Dusá”, do jornalista e escritor Lindolfo Rocha (1862-1911). Este ano, o evento, que tem como temática “Literatura e resistência – A vida nos rastros da palavra”, começou na quinta-feira (16) e segue até domingo (19) na turística cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, a 479 km de Salvador.

Com “Composições – Entre Sertões e Chapadas”, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que participou com seu acervo literário de todas as edições do evento criado em 2016, consolida uma parceria com a feira através do novo selo Fligê. O livro reúne cinco textos selecionados pela curadoria do evento e imagens de 18 xilogravuras de Sílvio Jessé, responsável também pela ilustração da obra.

De acordo com Ester Maria de Figueiredo Souza, na apresentação do livro, o novo selo tem como projeto editorial registrar, a cada edição da Fligê, um extrato da programação relacionada à temática de cada ano. No caso, o livro documenta os principais assuntos apresentados na edição passada da Fligê, quando a temática central foi “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”, em homenagem a Euclides da Cunha.

A organizadora do livro assina a abertura e os textos “Apontamentos sobre uma poética para um perfil” e “Canudos: a terceira margem, ou o vertiginoso e sangrento fluxo da vida” e apresenta os trabalhos de Sílvio Jessé, em “Canudos e Euclides da Cunha”, reproduzidos nas páginas finais. Luiz Otávio de Magalhães e Rita de Cássia Mendes Pereira são autores de “Narrativas composicionais sobre o sertão: O sertão de Euclides e o elomariano”. Por fim, “Os sertões e o sertão profundo: Duas civilizações concorrentes” tem a rubrica de Clara Carolina de Souza Santos.

O selo Alba Cultural também destaca, nesta edição da Fligê, o lançamento de uma nova edição do romance “Maria Dusá”, obra mais famosa de Lindolfo Rocha, que viveu na Bahia entre os séculos XIX e XX. O clássico da literatura brasileira já foi adaptado por Manoel Carlos para novela da Rede Globo em 1978 com o título de “Maria Maria”.



Compartilhar: