MÍDIA CENTER

Fabíola Mansur lamenta morte de Edivaldo Machado Boaventura

Publicado em: 22/08/2018 20:49
Editoria: Notícia

A deputada Fabíola Mansur (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) uma moção de pesar pela morte do professor Edivaldo Machado Boaventura. Natural de Feira de Santana, o bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) faleceu nesta quarta-feira (22) aos 84 anos de idade.

“Um dia de muita tristeza para a Bahia a notícia da morte do Professor Edivaldo. Era assim que nos referíamos a ele, que exerceu a função de mestre com honra e louvor. Um dos pilares fundamentais nas instituições culturais do nosso estado”, disse Fabíola, que citou entidades que foram dirigidas por Boaventura, a exemplo das Academias de Letras e Ciências da Bahia, o Conselho Estadual de Educação, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Brasil.

Edivaldo Boaventura foi um dos criadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da qual foi reitor, e passou pela TV Educativa, Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, diretoria do Jornal A Tarde, entre outras funções que exerceu.

“Esse homem, que plantou ideias foi descrito por Jorge Amado como “o baiano que possui o mais impressionante curriculum vitae”, tem sua vida registrada no livro “Um Cidadão Prestante”, do jornalista, poeta e professor Sérgio Mattos. A obra é uma importante entrevista biográfica, na qual Edivaldo Boaventura reafirma o magistério e a educação como objetivos maiores”, destaca a deputada, que na ALBA preside a Comissão de Educação. 

Segundo a socialista, o professor foi uma grande figura humana, generosa, decente, exponencial da educação e cultura, reverenciada na sociedade devido ao seu talento como docente. “Homem público, jornalista, escritor e imortal, professor Edivaldo é uma personalidade merecedora de todas as reverências na sociedade baiana pela idoneidade e dignidade com que sempre atuou, seja na educação, cultura ou jornalismo em nossa terra. A Assembleia Legislativa da Bahia se junta a todas homenagens a este cidadão dotado de grandes qualidades para todos os cargos que ocupou, ele deixa um imenso legado para a Bahia”, ressaltou.


Compartilhar: