MÍDIA CENTER

Nelson Leal se congratula com população de Ituaçu

Publicado em: 23/08/2018 21:05
Editoria: Notícia

O deputado Nelson Leal (PP) felicitou Ituaçu pela passagem dos 51 anos de emancipação do município, que será comemorada no 26 de agosto. A cidade homenageada fica a 470 km de Salvador e se destaca como importante município turístico da Chapada Diamantina. 

Na moção, o parlamentar falou da história da localidade, originalmente habitada pelos índios Maracaiares e Tapajós, nas margens do Rio das Contas, denominado inicialmente Brejo Grande. Em 1862, passou à condição de distrito do Brejo Grande. Já em 1967, foi elevado à condição de município, com o nome de Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande e, ano seguinte, foi instalada a cidade com o nome atual.

O deputado conta que, a partir de 2008, foi iniciada a operação de uma siderúrgica de ferro-gusa, administrada pela Ferrobahia, cuja produção será totalmente voltada para a exportação, parte dela para os Estados Unidos. “Estão sendo investidos 44 milhões de dólares estadunidenses na empreitada, porém, até o momento, nenhuma ação ainda foi iniciada para a produção”, relata.

Cumprimentando toda a população de Ituaçu, Nelson Leal exaltou as belezas naturais do município. “Ituaçu encanta a todos que visitam os seus atrativos, como a Cachoeira das Moendas, no Riacho Cainana, com aproximadamente 60m de altura, a Gruta da Mangabeira, um dos maiores esplendores da Chapada Diamantina, o Rio da Bica, a Cachoeira do Rio Mato Grosso e Passagem Grande, um afluente do Mato Grosso desce as serras dos gerais, formando um verdadeiro santuário de águas muito limpas e vegetação praticamente intocada”, elencou.


Compartilhar: