O deputado Pedro Tavares (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, projeto de lei que dispõe sobre o programa de incentivo ao descarte consciente de pilhas, baterias, cartuchos e toners. A matéria prevê a utilização de lixeiras e afixação de cartazes informativos sobre os perigos do descarte irregular.
Segundo o democrata, o excesso de produção anual desses produtos no Brasil – cerca de um bilhão de pilhas e de 400 milhões baterias de celular - tem sido objeto de atenção especial devido aos impactos que causam ao meio ambiente e à saúde humana. “Estamos no ranking dos países que mais produzem resíduo eletrônico do mundo. Esses dados preocupam, já que a composição química do descarte é tóxica ao meio ambiente e sua decomposição pode ser prejudicial ao planeta e a saúde humana e animal”.
O projeto fala do impacto do descarte inadequado desses artigos, que afeta o solo, a atmosfera, a água e, consequentemente, os seres vivos. Também salienta o perigo dos cartuchos e toners de impressoras, cujas substâncias podem provocar a liberação de gás metano, que, além de inflamável, potencializa o efeito estufa e causa grandes problemas respiratórios.
Atualmente, grande parcela das pessoas ainda não tem consciência da importância de se descartar de forma correta. Por isso, várias empresas começaram a oferecer alternativas, como pontos de coleta, onde este tipo de material é encaminhado de forma adequada para outras empresas aptas legalmente para o manuseio e reciclagem.
REDES SOCIAIS