“É uma festa de fé, uma festa para reverenciar Nosso Senhor do Bonfim, que podemos considerar o carro-chefe da religião baiana. Para não ficar caracterizado que políticos só vão ao evento em ano eleitoral, quero seguir o meu rito de ir em um ano pós-eleições. Desta vez, não vou pedir. Vou agradecer a Deus, ao Senhor do Bonfim por ter me dado a condição de ter terminado o nosso mandato de deputado com tranquilidade e pedir a bênção para que eu possa fazer um mandato de senador que venha a honrar os votos baianos,’’ disse o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), confirmando sua presença na tradicional Lavagem do Bonfim, que será realizada nesta quinta-feira (17). Muitos outros deputados também estarão presentes no evento iniciado com a cerimônia religiosa. Coronel marcou a chegada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia para às 8h, para acompanhar o culto ecumênico no local e, em seguida, acompanhar o desfile até a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, em Salvador.
Com o tema “Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz”, a Lavagem do Bonfim completa, em 2019, 265 anos de existência. Realizada sempre na segunda quinta-feira após a Festa de Reis, o evento popular contará com a presença de fiéis e autoridades. Como acontece anualmente, o cortejo sai da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, e segue para a Colina Sagrada, onde é feita a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim pelas baianas, responsáveis por puxarem o desfile.
Considerada a maior manifestação popular religiosa da Bahia e uma das maiores do Brasil, a Lavagem do Bonfim atrai pessoas de várias partes do país. Para devotos e visitantes vindos de outros estados ou países, o ritual é completo: orações, pedidos e agradecimentos, incluindo o ritual das fitinhas no gradil do templo religioso ou no próprio pulso.
REDES SOCIAIS