O paranaense Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, pode se tornar Cidadão Baiano. A proposta foi apresentada à Assembleia Legislativa pelo deputado Capitão Alden (PSL), justificando a importância que o ex-juiz teve na Operação Lava-jato de combate à corrupção, ganhando reconhecimento das instituições brasileiras e internacionais.
O parlamentar diz ainda que Moro exerceu um papel combativo à frente do judiciário brasileiro, contribuindo – com seu conhecimento e suas firmes posições- para o sucesso da Lava-jato, alcançando muitos políticos e empresários, além de estancar a vazão de dinheiro público.
HISTÓRICO
Nascido em Maringá (PR), em 1972, Sérgio Fernando Moro é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se na área de investigação de crimes financeiros e tornou-se juiz federal em 1996. Nessa função, trabalhou em casos como o escândalo do Banestado e a Operação Farol da Colina. Também auxiliou, no Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber durante o julgamento dos crimes relativos ao escândalo do Mensalão.
Capitão Alden relata que Sérgio Moro foi nomeado este ano para o Ministério da Justiça e Segurança Pública e que ele já apresentou à sociedade o Projeto Anticrime, visando combater a criminalidade no país. O deputado considera que “as lutas e bandeiras defendidas por Moro honram e beneficiam os baianos”.
O parlamentar enaltece a figura do ministro que merece ser visto como exemplo de jurista que zela pela Constituição Federal do Brasil. “Com essa homenagem, temos a convicção de que Sérgio Fernando Moro vai se empenhar ainda mais para honrar e dignificar a Bahia e o Brasil em sua vida pública”- finaliza o Capitão.
REDES SOCIAIS