MÍDIA CENTER

Pedro Tavares parabeniza Botuporã pelos 57 anos de emancipação

Publicado em: 19/03/2019 19:58
Editoria: Notícia

O deputado Pedro Tavares (DEM) parabenizou o município de Botuporã pelos 57 anos de emancipação política e administrativa, comemorados no dia 22 de março. Localizado no Oeste baiano, na microrregião de Boquira, à cerca de 750 km,a cidade possui uma população de 11.154 habitantes, e faz limite com os municípios de Tanque novo, Caturama, Macaúbas, Paramirim.

Na moção de congratulações, o democrata relembrou a história do município homenageado, que surgiu como Fazenda Caititu, depois elevada à condição de distrito de Paz (1936), mais tarde chamada de Lagoa Clara. Fundada por colonizadores portugueses, era habitada também por índios Tuxás por volta do século XVIII. 

O parlamentar ressaltou o papel da agropecuária no desenvolvimento no arraial que se tornou distrito de Monte Belo e, pouco depois, passou a ser chamado de Botuporã que, em Tupi-Guarani significa Monte Belo. Uma cidade fiel às tradições, segundo o legislador, que comemora, todos os anos, o padroeiro Sagrado Coração de Jesus, assim como o São João, festejado na praça de shows da cidade.

Por fim, Pedro Tavares pediu encaminhamento da moção “a todos os munícipes de Botuporã, ao prefeito Otaviano Joaquim Filho, ao vice-prefeito Reger Vieira, a todos os membros da Casa Legislativa, aos funcionários públicos em geral e a toda população do município de Botuporã que são merecedores da referida homenagem”.


Compartilhar: