Elevada à categoria de Vila pela Resolução Provincial nº 442, em 16/06/1852, e como município no dia 2 de julho do ano seguinte, Alagoinhas foi homenageada pelo deputado Alex Lima (PSB), que apresentou moção de congratulações no Legislativo estadual pelos 166 anos de sua emancipação.
Peculiaridades históricas foram destacadas pelo parlamentar logo no início do documento: Seu primeiro povoamento surgiu nos fins do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no território e, daí, começou a prosperar uma vila. A Igreja de Santo Antônio foi construída no local e ao seu redor foram construídas casas, formando uma nova povoação.
O socialista também registrou a origem do nome, que advém dos rios (Sauípe, Catu, Subaúma, Quiricó), lagoas e córregos existentes na região. Segundo ele, sua principal riqueza é a excelência da qualidade da água, que faz parte do aquífero que vai de Dias d’Ávila até Tucano, o que atraiu empresários do ramo de bebidas. Hoje Alagoinhas é um grande polo cervejeiro do país, destacou.
Para o deputado, a chegada de novas indústrias, o desenvolvimento comercial, econômico e social, a geração de emprego e renda e a profissionalização de pessoal são marcos dos dias atuais na cidade, que ainda é acolhedora e possui um clima agradável, que mistura sensações de uma cidade do interior com uma metrópole.
“Por toda a grandiosidade desta cidade formada por homens e mulheres fortes e trabalhadores, deixo registrada esta moção de aplausos, meus sinceros votos de congratulações com o município e fraterno abraço à essa gente honesta e forte”, concluiu Alex Lima.
REDES SOCIAIS