As lutas, conquistas e histórias de Morro do Chapéu, que completa 110 anos nesta quinta-feira (8), foram lembradas pelo deputado Marcelo Veiga (PSB). Ele apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulações ao município e sua população pela passagem do aniversário de emancipação política e administrativa.
O parlamentar conta que Morro do Chapéu, uma das mais frias cidades da Bahia, surgiu pelo trabalho de desbravadores que chegaram ao local atraídos pelo solo fértil e se fixaram às margens do Rio Utinga. Veiga relata que “a origem do nome veio de um monte, devido ao formato de um chapéu com abas caídas”.
De acordo com o documento assinado por Marcelo Veiga, Morro do Chapéu, que foi elevada à categoria de cidade através da Lei Estadual nº. 751, de 8 de agosto de 1909, atualmente desponta economicamente pela agricultura de subsistência, com destaque para a cultura do café, feijão, milho, mandioca, mamona, sisal, fumo, soja, algodão e hortigranjeiros.
O deputado socialista também menciona a forte pecuária do município, em especial a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e muares. Além disso, acrescenta o legislador, “a região abriga umas das maiores concentrações de orquídeas da Bahia e é habitat natural do colibri dourado, uma espécie rara de beija-flor”.
Marcelo Veiga ressalta ainda o potencial do ecoturismo e elogia as atrações de Morro do Chapéu, a exemplo da Cachoeira do Agreste, a Gruta dos Brejões, a Cachoeira do Ferro Doido, a Cachoeira de Domingos Lopes e o Buraco do Possidônio, que possui árvores nativas no seu interior.
“Diante de todas as belezas naturais e potencial turístico e econômico do município, deixo registrado meus votos de congratulações e um abraço caloroso em todos os habitantes desta linda terra”, concluiu o parlamentar.
REDES SOCIAIS