O líder do PT na Casa, deputado Marcelino Galo, também destinou o tempo do grande expediente para tratar sobre o tema, definindo como fraudulento o processo de condenação do ex-presidente. “Uma fraude perpetrada por parte do Judiciário, parte do Ministério Público, parte da Polícia Federal, em um golpe orquestrado para destruir a democracia brasileira”, disse o petista.
Em seu discurso, Fabrício Falcão (PC do B) leu parte do artigo da ex-presidente Dilma Rousseff publicado em referência aos 500 dias da prisão do líder petista. O parlamentar ainda discorreu sobre as recentes matérias jornalísticas do site The Intercept Brasil e outros veículos, baseadas em conversas de membros da Lava Jato vinculadas à condenação de Lula.
O deputado Robinson Almeida (PT), em aparte durante o grande expediente, se juntou ao deputado Marcelino Galo e afirmou que o ex-presidente Lula é alvo de uma trama. “São 500 dias de perseguição ao líder Lula”, disse Almeida, que fez o convite para o “Festival Lula Livre”, que acontecerá em Salvador, no Farol da Barra, no próximo domingo (25). O petista também levou ao plenário, durante a sessão ordinária, um registro de aplauso aos estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no município de Paripiranga, que venceram a 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
A deputada Fátima Nunes (PT) também parabenizou os estudantes. Dentre os vencedores, três foram contemplados com medalhas de bronze, e nove condecorados com a medalha honra ao mérito. O evento, frisaram os parlamentares, foi promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, em São Paulo, e aconteceu no último final de semana.
Ainda no plenário, Fátima Nunes também prestou solidariedade ao ex-presidente Lula ao lembrar os 500 dias de prisão. “Deixo aqui minha indignação pelas injustiças que acontecem neste país. Um homem, que muito fez pelos brasileiros, por homens e mulheres nordestinos, que possibilitou a entrada de jovens nas universidades, proporcionando muitos benefícios sociais”, declarou.
Alex da Piatã (PSD) fez um apelo aos colegas para apreciação de projeto de sua autoria, o PL nº 21.074/2015, que obriga os hospitais públicos e conveniados ao SUS em priorizar o atendimento aos pacientes que necessitem do exame e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Intitulado pelo autor como programa “Fila Zero”, a proposta, que já passou pelas comissões temáticas da Casa, define o prazo máximo de setenta e duas horas para realização do atendimento.
REDES SOCIAIS