O deputado Niltinho (PP) registrou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações pela passagem do Dia do Vereador, data instituída em 1984 e que é comemorada anualmente em 1º de outubro.
A primeira eleição para vereador no Brasil, lembra o parlamentar, ocorreu em 1532, na vila de São Vicente, em São Paulo e, até os anos 60 do século XX, a função não era remunerada no país. No documento, Niltinho fala sobre a relevância dos edis, com um papel importante de mostrar os problemas da comunidade, buscar providências junto aos órgãos competentes, e que exercem várias funções no exercício do cargo público.
Dentre elas, observa o deputado, fiscalizam a conduta político-administrativa dos agentes políticos; julgam o prefeito, o vice-prefeito e os próprios colegas no processo de cassação de mandato; e ainda legislam com a sugestão de indicações e questões administrativas para o executivo municipal.
Niltinho ressalta o trabalho da União de Vereadores do Brasil, fundada em 1963, entidade que representa em todo o país mais de 52 mil vereadores, “tendo a missão de promover a luta para fortalecer o municipalismo e as entidades estaduais filiadas, como a UVB da Bahia”.
Por fim, o progressista destaca que “o vereador é o fiscal do dinheiro público. Deve ser independente e atuante, mantendo sempre a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado”.
REDES SOCIAIS