O deputado Euclides Fernandes (PDT) propôs, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), colocar o nome de Dr. Sebastião Azevedo na Policlínica do Consórcio de Saúde do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, localizado no Bairro do Mandacaru, em Jequié. Ao justificar o projeto de lei, Fernandes afirmou que o médico, conhecido como “Tião”, era conceituado e dedicado aos menos favorecidos. “A designação do seu nome para identificar a policlínica será o reconhecimento de grande parte da população de Jequié pelo trabalho que desempenhou naquela cidade, particularmente no atendimento médico às camadas sociais menos favorecidas”, defendeu o deputado, na proposição.
De acordo com Euclides Fernandes, o médico ingressou no campo da política partidária, filiando-se ao Partido Social Cristão (PSC), tendo sido candidato a prefeito de Jequié. “Mesmo não tendo conseguido se eleger prefeito, o Dr. Sebastião obteve expressiva votação dos eleitores”, lembrou. Ainda pela legenda do PSC, acrescentou o parlamentar, Dr. Sebastião foi eleito deputado estadual exercendo mandato no período 1963-1967, enquanto seu irmão, o engenheiro Vasco Neto, desempenhava mandato de deputado federal.
Mineiro, Sebastião Azevedo veio no final da década de 30 para a Bahia, após aprovação no curso de Medicina da Ufba, concluído em 1945. Professor de Química e Física em Salvador, assumiu a função de médico da Cooperativa do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), em Jequié, que posteriormente veio a adotar como a sua segunda terra natal. Em Jequié, fixou residência, constituiu família e foi diretor do Hospital Regional Prado Valadares. Em 1955, criou o Hospital Santa Helena.
TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS NAS COMISSÕES
Comissão de Constituição e Justiça
Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público
Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública
Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Contro
REDES SOCIAIS