O Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas da Bahia (SinpsiBa) estimulou a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública a realizar audiência pública para debater “Os desafios e contribuições da psicologia na atual conjuntura”. A iniciativa foi acatada por unanimidade pelos parlamentares do colegiado e o evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na Sala Herculano Menezes, com a presença de estudantes, profissionais, professores e a presidenta do colegiado, deputada Neusa Lula Cadore (PT).
Os 10 anos do sindicato também foram celebrados na audiência e destacados pela parlamentar. “Estamos passando por um momento de ataque aos sindicatos, com a proibição da contribuição sindical estabelecida pelo Governo Federal. Momento em que se precisa de muita resistência e luta dos profissionais”, salientou a deputada Neusa Cadore.
A petista elencou os ataques que a área vem sofrendo com “desmontes promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro”. Uma das questões focadas pela deputada é a diminuição orçamentária para o Serviço Único de Assistência Social (Suas), movimento que vai prejudicar a manutenção de Centros de Referências da Assistência Social (Cras), os Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).
Neusa Cadore também condenou o veto presidencial ao projeto de lei que previa psicólogos nas escolas públicas. “Esta ação ajudaria na formação das pessoas e abriria um mercado de trabalho importante para os profissionais”. A deputada convidou os presentes para participarem dia 26 de novembro do Dia D para mobilização contra o veto. “O Congresso pode anular a proibição, mas precisa de mobilização da sociedade”, sentenciou.
A atenção com o bem-estar dos profissionais é também preocupação do sindicato. Marcelo Toutinho, presidente do SinpsiBa, afirmou que a qualidade do trabalho do psicólogo garante a maior eficiência do serviço. Para isso, ele diz ser necessário regulamentar a jornada do profissional para 30 horas e aprovar o piso salarial na Bahia.
Como desafio sindical, Tourinho diz da dificuldade em interiorizar as ações sindicais e de garantir, com a intervenção do Ministério Público e da Defensoria Pública, vagas nos concursos promovidos na esfera pública. “Somos um sindicato recente, com apenas dez anos de gestão. É necessário que a categoria faça enfrentamento as desigualdades pois são muitos desafios e só conseguimos as vitórias com o envolvimento das pessoas”.
Sobre a importância da categoria, o professor e psicólogo Valter da Mata, destacou notícia de agosto sobre o município baiano de Madre de Deus, que completa um ano sem assassinatos ou tentativas de homicídios. O prefeito Jeferson Andrade credita a situação ao investimento em políticas públicas para as crianças e juventude. Entretanto, o psicólogo destacou algo que não foi notícia nos periódicos baianos: o município é o único da Bahia que possui psicólogos na rede municipal, colaborando com a gestão escolar e professores, sobre a educação dos estudantes. “Violência se combate com políticas educacionais e não com a repressão”, destacou. “Infelizmente Madre de Deus é uma exceção, pois a psicologia foi escolhida como inimiga do governo federal”.
Gabriel Gonçalves, coordenador da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, debateu o processo de medicalização e reducionismo da atividade. “Precisamos, como profissionais, expandir as perguntas sobre as nossas questões através das políticas públicas educacionais. E refletir sobre a impossibilidade de fazer análises mais amplas do processo educacional”.
A deputada Neusa Cadore dividiu sua experiência como mãe de uma jovem com deficiência intelectual. A parlamentar dividiu seus anseios e debateu a necessidade de psicólogos nos ambientes escolares. “É um desafio enorme ser educador no nosso país e não podemos cobrar todas essas habilidades aos professores. É necessário um profissional da psicologia para acompanhar os estudantes com suas especificidades e orientar os educadores”.
No evento, a deputada informou sobre a Frente da Seguridade Social a ser instalada pela Mesa Diretora da Casa para tratar sobre a questão da previdência e os cortes orçamentários ao Suas. Neusa também pretende pautar o governador com a definição da jornada e do piso solicitado pelos profissionais. Para celebrar o aniversário do SinpsiBa, os profissionais Fabrizio Góes e Geová Moraes foram homenageados, assim como, Neusa Cadore pelo diálogo aberto com a entidade.
REDES SOCIAIS