O assunto em destaque, no pequeno expediente da sessão desta terça-feira (12), no Legislativo baiano, foi a inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Senhor do Bonfim, no dia anterior, pelo governador Rui Costa. O equipamento alcança 11 municípios da região, que formam o Consórcio de Saúde: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Ponto Novo, Queimadas e Senhor do Bonfim.
O deputado Bobô (PC do B) agradeceu ao governador Rui Costa, ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, pela entrega da Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim, inaugurada nesta segunda-feira (11). O parlamentar também destacou a ordem assinada pelo chefe do Executivo para licitação da construção do aeroporto regional que será erguido no município com orçamento de R$ 19 milhões.
Adolfo Menezes (PSD) parabenizou o governador Rui Costa pela 14ª entrega de Policlínica Regional, que já começa a funcionar a partir desta terça-feira (12). O pessedista destacou a oferta de exames complexos, como ressonância magnética, tomografia, colonoscopia, mamografia e ultrassonografia. “A despeito de todas as obras, mesmo não sendo a mais cara, considero as Policlínicas a mais importante realização do governo Rui Costa”, observou Menezes.
O deputado Zó (PC do B) também agradeceu ao governador pela entrega da policlínica na região em que atua. Em seu discurso, ainda falou da moção de aplausos que apresentou na ALBA dirigida aos professores Telio Leite e Lúcia Marisy pela eleição para a reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O legislador disse torcer para que o presidente da República escolha a chapa que ficou em primeiro lugar para dirigir a unidade de ensino superior.
A deputada Fabíola Mansur (PSB) aplaudiu a iniciativa da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), que lançou o selo e uma revista em comemoração aos 30 anos da Lei Caó. A parlamentar lembrou que a Lei Caó, de 5 de janeiro de 1989, que criminalizou o racismo no Brasil, e foi proposta pelo jornalista, advogado e político soteropolitano Carlos Alberto Caó de Oliveira. Fabíola também registrou a passagem do Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado neste 12 de novembro.
O deputado Robinho (PP) usou a tribuna para falar das manchas de óleo que atingem o litoral nordestino, com 494 praias afetadas. “Tem um fato importante, que segundo a Marinha, apenas oito praias estão com resíduos de óleo no Nordeste brasileiro”, afirmou, indicando para um cenário que seria o fim do caso.
Pastor Tom (PSL) usou a tribuna para elogiar a iniciativa da Prefeitura de Salvador em ofertar diversos cursos de qualificação, através do Programa Qualifica Salvador. A proposta, lançada nesta terça, tem como parceiros o Senai e o Senac e beneficiará 2.420 trabalhadores soteropolitanos. Para Pastor Tom, o “sucesso da gestão do prefeito ACM Neto” vai garantir a manutenção do projeto e a vitória do grupo nas próximas eleições.
O líder da oposição, Targino Machado (DEM), teceu críticas ao projeto de lei do Executivo, publicado no Diário Oficial desta terça, que pretende prorrogar, por mais 24 meses, o período de contratações pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). “Hoje, o prazo máximo definido é de 48 meses. Reda nada mais é do que uma precarização do trabalho no serviço público. Deveria ser algo excepcional, mas o governo tem transformado numa regra”, afirma o democrata. Segundo Targino, o TCE vem questionando o excesso de contratados por Reda pelo governo do Estado, “que subiu de 15.528 em 2015 para 34.358 em 2018”.
Ao usar o grande expediente da sessão ordinária, o deputado Zé Raimundo Lula (PT) registrou a passagem do aniversário de 179 anos de Vitória da Conquista. O petista saudou os festejos realizados por organizações religiosas, como católicas e evangélicas. Em um aparte, o deputado Zó lembrou filhos da terra que conquistaram visibilidade nacional, como o cineasta Glauber Rocha e o cantor e compositor Elomar Figueira Mello.
Zé Raimundo elencou ainda o esforço do seu mandato parlamentar para levar emendas ao município. As verbas, segundo o petista, em parceria com o mandato do deputado federal Waldenor Pereira (PT), estão sendo aplicadas em áreas como educação, reforma da Feira da Patagônia, pavimentação asfáltica de distritos, na melhoria do acesso aos recursos hídricos, no fortalecimento da agricultura familiar e na abertura de cisternas.
REDES SOCIAIS