O deputado Alan Castro (PSD) se congratulou com todos os biomédicos da Bahia pela passagem do dia da categoria, em 20 de novembro. “Formado para diagnosticar doenças e avaliar interações do ser humano com o meio ambiente, o biomédico precisa ter grande conhecimento sobre o organismo humano e seu funcionamento”, explicou Castro, na moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
No documento, ele lembrou que a medicina e a biomedicina não são a mesma coisa, nem áreas iguais, muito menos rivais entre si. “Na verdade”, explicou ele, “são áreas distintas, que se ajudam mutuamente, contribuem muito para a rotina e desenvolvimento uma da outra”, acrescentou ele, explicando que os médicos fornecem informações e dados práticos obtidos em seus diagnósticos no dia a dia, usados pelos biomédicos em seus estudos e pesquisas laboratoriais.
Alan Castro pontuou ainda que a função do médico é direcionada à cura de doenças e restauração da saúde, com base no diagnóstico dos sintomas identificados, e suas atividades são exercidas geralmente em hospitais ou clínicas de saúde, enquanto o biomédico é mais presente em laboratórios e indústrias, apesar de também estar presente em hospitais. “Exerce atividades de pesquisa e investigação, para identificação e classificação de microrganismos que causam doenças, inclusive na busca de medicamentos e criação de vacinas”.
Por isto, explicou o parlamentar, a medicina e a biomedicina são profissões que se complementam, contribuindo ambas para que o homem possa ter melhor qualidade de vida. “Nada mais do que justo, portanto, homenagearmos os biomédicos, por seu importante papel para a saúde, neste dia que marca a decisão em que o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa para que a profissão fosse regulamentada”, concluiu.
REDES SOCIAIS