“Cantando a Bahia, os orixás e as Ganhadeiras de Itapuã, a Viradouro levou para o Sambódromo do Rio de Janeiro a história da resistência das mulheres negras, sua labuta, suas dores e todos os encantos de sua fé”. A declaração da deputada Olívia Santana (PC do B) resume o sentimento da moção de aplausos que a parlamentar apresentou, na Casa Legislativa da Bahia, à Escola de Samba Unidos do Viradouro, a grande campeã do Carnaval 2020 na capital carioca, agremiação que no seu enredo “Viradouro de Alma Lavada” exaltou a lutas das “Ganhadeiras de Itapuã”.
No documento, Olívia destaca Ana Giulia França, única atleta negra da Equipe Brasileira do Nado Sincronizado, que representou Oxum e foi destaque na comissão de frente ao desfilar num tanque de 7 mil litros de água. Santana diz também que “poderosa foi a participação da cantora baiana Margareth Menezes, que brilhou em todo percurso como a Estrela do Carnaval”.
A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da ALBA ressalta que as Ganhadeiras de Itapuã, abençoadas pelas águas, lavaram a alma do povo brasileiro, que sempre encontrou no samba refúgio para suas crenças. A comunista considera que a apresentação foi um levante contra o racismo, a intolerância religiosa, a falta de emprego, a fome e a miséria.
“A Viradouro levou a Bahia, levou Salvador, levou Itapuã, ajuntou as mulheres pretas, reconheceu a história e a resposta veio com uma retumbante vitória”, encerrou a legisladora.
REDES SOCIAIS