O deputado Jacó (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao governador Rui Costa para que a Concha Acústica ganhe o nome de Jorge Portugal. O petista explica que tal sugestão lhe foi apresentada pelos amigos do poeta, como forma de retribuir o que ele fez por sua terra e pelo povo de Santo Amaro. O educador, compositor e ex-secretário de Cultura morreu no dia 3, aos 63 anos.
De acordo com o parlamentar, a proposta é homenagear Jorge Portugal num lugar com significado especial para a comunidade de Santo Amaro e do Recôncavo: era ali, na Concha Acústica, que se realizava em parceria com o conterrâneo Caetano Veloso, o show “O som da Purificação”, que arrecadava recursos para a tradicional festa da cidade.
O autor da homenagem destaca que Jorge Portugal foi muitos, porém sempre dedicado à valorização das manifestações culturais populares, sempre sensível ao sofrimento dos mais humildes, e assim viveu, de forma humilde, junto do seu povo, em especial o povo do Recôncavo e sua terra natal, Santo Amaro. Portugal ficou conhecido por obras voltadas para estudantes de cursinhos pré-vestibular, como o livro "Redação é assim", e se consolidou como apresentador por nove anos no programa educativo da TV Bahia “Aprovado”. Na música, ele trilhou uma trajetória de igual brilho: compôs ao lado de Raimundo Sodré "A Massa", um clássico da MPB, além de canções que se tornaram sucesso nas vozes de Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros baianos ilustres. “Antônio Jorge Portugal nos deixou fisicamente no dia 3 de agosto, aos 63 anos, para levar alegria e poesia, com seu sorriso largo em outra dimensão espiritual, mas sua obra, seu legado e sua energia contagiante são imortais”, definiu o deputado Jacó.
REDES SOCIAIS