A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) abordou os elementos e as referências da Independência do Brasil em solo baiano, durante palestra realizada na última terça-feira (23), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na sede do parlamento estadual.
A atividade, que integrou uma série de iniciativas e publicações da Casa em comemoração ao bicentenário da Independência, foi intitulada “Ícones do 2 de Julho: História, Simbologia, Conservação e Restauração”, e contou com os ensinamentos do professor José Dirson Argolo, doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista em restauração pela Universidade Internacional de Arte em Florença, na Itália.
Durante a palestra, Argolo resgatou um pouco da história da independência, consolidada com o triunfo na Bahia. Além disso, tratou dos principais símbolos desta conquista histórica que mudou o rumo do Brasil, com destaque para os carros alegóricos e estátuas do caboclo e da cabocla restaurados por ele em várias oportunidades, tendo o maior restauro sido feito nos meados dos anos 2000.
José Dirson Argolo também expôs fotografias, organizadas em slides, de diversos monumentos dedicados ao 2 de Julho, entre eles a Fonte da Cabocla, o primeiro monumento público, que está localizado no Quartel dos Aflitos; o Pavilhão 2 de Julho, entre outros símbolos do imaginário do povo.
“Ao falar do 2 de Julho é fundamental tratar dos carros alegóricos, porque o desfile se dá ao entorno deles. Existe toda uma organização. Eles pertencem ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, e são cedidos à Prefeitura a cada desfile”, afirmou Evandro Carvalho, representante do Grupo de Trabalho do Bicentenário.
Arlete Neiva, gerente do Departamento de Pesquisa e Coordenação do Memorial, destacou a importância da palestra. “Professor Dirson é um homem apaixonado pela história, pelos ícones do 2 de Julho e trouxe elementos muito esclarecedores da luta pela nossa Independência”, afirmou.
De acordo com ela, a programação do bicentenário da Independência vai seguir na Assembleia. “Em junho teremos uma palestra da pós-doutora em Educação, Mabel Freitas, que falará sobre o papel das mulheres na luta pela independência do Brasil na Bahia”, contou.
Arlete destacou ainda o lançamento de dois livros pela ALBA: “Escritos sobre o 2 de Julho: memória e política”, dos historiadores Daniel Silva, Cláudio Oliveira, Pierre Malbouisson, todos eles do quadro do Departamento de Pesquisa e Coordenação do Memorial; e a “História da Independência”, de Xavier Marques, ex-parlamentar do período Provincial e que será reeditado pelo Legislativo.
“Temos muito a agradecer ao presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes, por criar o nosso grupo de trabalho e confiar em nós essa grande responsabilidade; Marcelino Galo (superintendente de Assuntos Parlamentares) pelo grande apoio; Geraldo Mascarenhas (diretor parlamentar), por ter acreditado no nosso potencial, por estar nos dirigindo com toda sua competência e experiência nesse processo; e Francisco Raposo (superintendente de Recursos Humanos), que entende a importância desse projeto, e demais setores da Casa”, acrescentou Arlete.
O calendário de eventos dedicado aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia foi planejado por um grupo de trabalho composto por servidores da Casa legislativa, criado a pedido de Adolfo Menezes. O GT é composto por integrantes dos setores de Pesquisa, Memorial, Assessoria de Comunicação, e da Segurança da Casa, entre outros - para realizar pesquisas e estudos sobre documentos históricos relacionados ao período de lutas, rememorando episódios como a Batalha de Pirajá.
Desde o ano passado, a equipe se dedicou ao resgate de imagens relativas, coleta de material audiovisual, assim como à produção de textos. Atualmente, uma série especial de livros sobre a Independência é elaborada e deverá ser lançada durante este ano através do Programa ALBA Cultural.
REDES SOCIAIS