Arimateia relata que o município foi criado por força da Resolução Régia de 28.04.1727 com o nome de Vila de São João Batista de Água Fria. Posteriormente, o Decreto Imperial de 1832 fez mudar sua sede para o Arraial de Purificação. O município foi restaurado por Lei Estadual, em 13.07.1962, com território desmembrado de Irará. Água Fria recebeu esse nome por causa da temperatura de suas águas com a qual se abasteciam os tropeiros que desbravaram o sertão baiano, comandados por Garcia d`Ávila.
“Através deste documento, quero enviar meu simbólico abraço a cada um dos seus habitantes, bem como parabenizar a cidade pelo seu crescimento”, declarou o deputado, solicitando que a moção seja divulgada para conhecimento do prefeito Renan Araújo Barros e da Câmara Municipal de Vereadores.
POVOAMENTO
O vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA também homenageou o município de Santanópolis, localizado na Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana. Ele destacou que a área desta cidade integrava o município de Irará e o seu povoamento iniciou-se no final do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a criação de gado.
Em 1910, narra o legislador, em terreno doado no povoado que se formava, foi construída a capela do Senhor do Bonfim, surgindo, a partir daí, o povoado de Quaresma, elevado à vila em 1922. O município foi criado, em 13 de julho de 1962, através da Lei Estadual nº 1.713.
"Quero enviar meu simbólico abraço a cada um dos seus habitantes pelo aniversário de 61 anos de conquista da autonomia administrativa, ao tempo em que desejo muita prosperidade ao povo trabalhador desta importante cidade da Bahia, concluiu o deputado José de Arimateia, indicando que a proposição seja encaminhada ao prefeito de Santanópolis, Gilson Cerqueira Almeida, e também para a Câmara Municipal de Vereadores.
REDES SOCIAIS