O deputado José de Arimateia(Republicanos) parabenizou Ubaitaba, que completa 90 anos no próximo dia 27. Na moção de congratulações e aplausos onde registrou as felicitações na Assembleia Legislativa, ele uniu-se aos moradores da cidade nas comemorações e enviou, a cada um, abraço simbólico e gratidão por ser um dos representantes do município no Parlamento baiano.
Arimateia contou que a região já foi habitada pelos índios tupiniquins e por fazendeiros no século XVIII. Em virtude da resistência dos proprietários ao desbravamento de suas terras, disse, os aventureiros dirigiram-se para o interior. Surgiram, então, várias povoações, entre as quais o arraial de Tabocas, à margem esquerda do Rio das Contas.
Em 28 de janeiro de 1914 uma enchente do rio destruiu Tabocas e dispersou a população. Ainda de acordo com o parlamentar, coordenados pelo médico Francisco Xavier de Oliveira, os flagelados reconstituíram a povoação e a denominaram de Itapira. Em 1933 mudou-se o nome para Ubaitaba.
REDES SOCIAIS