A passagem do aniversário de 65 anos da cidade de Paulo Afonso, emancipada em 28 de julho de 1958 do município de Glória, foi lembrada pelo deputado José de Arimateia (Republicanos) em moção de congratulações e aplausos inserida na Ata dos Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Com muita alegria, venho parabenizar, através deste documento, o querido município de Paulo Afonso pelo alcance de seus históricos anos de emancipação”, declarou o parlamentar.
De acordo com José de Arimateia, conta-se que em 1725 o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimentos por uma de largura, situada na margem esquerda do rio São Francisco. “Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras, as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação da população local”, explicou o deputado.
O lugarejo, segundo ele, já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da usina, cresceu a cidade.
“Por meio desta moção, envio um simbólico abraço para cada morador da localidade, bem como reafirmo o meu compromisso de continuar sendo um representante de Paulo Afonso neste parlamento. Com muita gratidão, saúdo todos os pauloafonsinos”, concluiu José de Arimateia.
REDES SOCIAIS