MÍDIA CENTER

Presidente da ALBA se reúne com dirigentes da Associação Bahiana de Imprensa

Publicado em: 16/08/2023 21:18
Editoria: Presidência

Os jornalistas Ernesto Marques e Luís Guilherme Pontes Tavares convidaram o deputado Adolfo Menezes para prestigiar a programação comemorativa do aniversário da ABI
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

O presidente Adolfo Menezes recebeu a visita de cortesia dos dirigentes da Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques e Luís Guilherme Pontes Tavares, respectivamente presidente e vice-presidente da instituição, que completa 93 anos nesta quinta-feira (17). Eles convidaram o deputado para participar da cerimônia de abertura da programação comemorativa e apresentaram o ousado plano de recuperação do Edifício Ranulfo de Oliveira, “uma pérola modernista em meio ao casario de estilo barroco da Praça da Sé e seu entorno”, na definição de Ernesto Marques.

O chefe da Assembleia não participará do ato de abertura, pois já havia confirmado participação em outro evento no interior, mas se comprometeu a fazer uma visita à sede da ABI, onde funcionou o Poder Legislativo Estadual até a transferência para o Centro Administrativo da Bahia. Os dirigentes da ABI conversaram com o deputado Adolfo Menezes por cerca de meia hora, quando também apresentaram as linhas gerais da programação comemorativa, impressionando o parlamentar por seu arrojo, diversidade e foco em temas importantes não apenas para os jornalistas profissionais, mas para toda a sociedade baiana e brasileira.

Ficou assentado ainda que, tão logo se esgote a programação comemorativa, a ALBA e ABI buscarão um mecanismo para estreitar o relacionamento institucional, com a Assembleia apoiando algumas das ousadas iniciativas da diretoria comandada por Ernesto Marques e Luís Guilherme Pontes Tavares. O presidente do Legislativo elogiou o trabalho de recuperação da memória de uma instituição com tantos bons serviços prestados à Bahia e aos baianos em difíceis momentos da vida nacional, bem como a defesa intransigente que faz da liberdade de imprensa e de opinião – indispensáveis ao regime democrático.

PAUTA

Além das atividades estatutárias, como reuniões e assembleias ordinárias, serão cinco encontros, de 17 de agosto a 16 de setembro, das 8h30 às 13h, no Auditório Samuel Celestino, no terraço do Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI, na Praça da Sé. Todos os eventos terão transmissão ao vivo pelos canais da Associação. O encerramento da agenda comemorativa será marcada pelo lançamento de uma edição especial da Revista Memória da Imprensa.

Com temas estratégicos divididos nos eixos “Memória e reconhecimento”, “Judicializando”, “Formação” e “Cultura, democracia e diversidade”, a programação traz reflexões sobre o presente e o futuro da comunicação baiana. As discussões serão referenciadas nas vivências de profissionais, empresários e acadêmicos da área. Nomes de referência na cena nacional vão abordar assuntos atuais, como a PEC do diploma, direitos autorais de jornalistas e fotojornalistas, violência contra a imprensa, assédio judicial, a falta de diversidade nas redações, ética na comunicação digital e PL das Fake News.



Compartilhar: