MÍDIA CENTER

Ricardo Rodrigues pede a implantação de uma maternidade na região de Irecê

Publicado em: 19/10/2023 18:17
Editoria: Notícia

Deputado Ricardo Rodrigues (PSD)
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA
O deputado Ricardo Rodrigues (PSD), através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), solicitou ao Governo do Estado a implantação de uma maternidade na região de Irecê. A proposta foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.


Segundo o parlamentar, não há maternidade de referência terciária na Região de Saúde de Irecê, por isso o pedido de implantação de uma unidade de alta complexidade, com serviço de assistência de UTI Neonatal, UTI Materna, cartório de registro de recém-nascidos, Banco de Leite, Centro de Parto Normal “e outros atinentes indispensáveis ao funcionamento de uma maternidade com característica terciária”.


A unidade, defendeu o pessedista, seria estruturada com perfil de Hospital Especializado em Obstetrícia e Neonatologia, de grande e médio portes, com trabalho de assistência à gestante, puérpera e ao recém-nascido e todos os procedimentos ofertados pelo SUS, “para assegurar um atendimento humanizado e resolutivo, adotando portarias vigentes do Ministério da Saúde e da Sesab, com critérios preestabelecidos pela rede de atenção às urgências e emergências em obstetrícia, além de critérios de acolhimento com classificação de risco, boas práticas de parto e segurança do paciente na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério”.


Por fim, Ricardo Rodrigues elogiou o Governo do Estado pelos investimentos na área de assistência materno-infantil, “de uma forma qualificada e célere, em resposta ao cenário no qual se encontrava essa rede na Bahia, reafirmando, assim, seu compromisso com as mulheres baianas, e consolidando a regionalização da saúde através do fortalecimento da rede materno-infantil”.



Compartilhar: