MÍDIA CENTER

Empresário José António Moreira será homenageado nesta quinta-feira na ALBA

Publicado em: 20/03/2024 18:51
Editoria: Notícia

Deputado Eduardo Salles (PP) é o proponente da honraria
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Nesta quinta-feira (21), o empresário português do setor agropecuário José António Moreira e Correia Parracho Coimeiro recebe, em sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa, o Título de Cidadão Baiano. Segundo o proponente da honraria, deputado Eduardo Salles (PP), a homenagem se dá “em reconhecimento à trajetória de investimentos que geram centenas de empregos e, ao mesmo tempo, promovem o desenvolvimento do setor agropecuário da Bahia”.

Nascido em 29 de junho de 1966 em Vila de Benavente, região do Ribatejo, Portugal, José António é licenciado em gestão e administração no Brasil. Iniciou a sua atividade profissional em 1991, como diretor administrativo e financeiro de uma das maiores cooperativas de produtores agrícolas de Portugal, a CoopSor (Cooperativa Transformadora dos Produtos Agrícolas do Vale do Sorraia), onde permaneceu até o ano de 1995, quando foi inserido ao mundo da produção agrícola.

De acordo com Eduardo Salles, foi em 2011 que José António teve o primeiro contato com a Bahia, aceitando o convite de um empresário local para conhecer as oportunidades no estado. “A visita, no seu formato inicial, acabou sendo um insucesso, mas depois de várias conversas, reuniões e encontros com diferentes entidades – Governo do Estado, associações, empresários etc – mostrou-se um mundo de oportunidades que os empresários portugueses ainda não conheciam”, explica o deputado.

Ele revela ainda que José António foi convidado pela Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, atuando como membro da diretoria, em 2012, e vice-presidente para a área das relações internacionais, entre 2014 e 2018. “Neste âmbito, entre 2012 e 2021, organizou várias missões empresariais e institucionais de entidades baianas ao Portugal”.



Compartilhar: