A deputada Ivana Bastos (PSD) protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moções de congratulações com os municípios de Malhada e Pindaí, que festejaram o aniversário de 61 anos de emancipação política e administrativa no último dia 7 de abril.
Localizado no Território de Identidade do Velho Chico, o município de Malhada possui uma população de aproximadamente 15,3 mil habitantes, conforme indicou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo demográfico realizado em 2022. Em sua moção, a parlamentar destacou a história de formação da cidade e relatou que Malhada pertencia ao território de Carinhanha, onde viviam os indígenas Caiapós.
Em 1931, através de decreto estadual, a localidade passou à categoria de distrito de Carinhanha com o topônimo de Malhada. “A sua emancipação se verificou em 29 de novembro de 1961 através do Decreto Lei nº 1.563. O município foi elevado à categoria de município com a denominação de Malhada, pela lei estadual nº 1563, de 29 de novembro de 1961, desmembrado de Carinhanha. O município foi instalado em 07 de abril de 1963, data em que é comemorada no município, com festividade e eventos cívicos”, explicou Ivana.
A deputada ressaltou que atua em prol do município de Malhada antes mesmo de iniciar seu mandato eletivo em 2011. “São mais de duas décadas que dedicamos o nosso trabalho ao bem daquele povo trabalhador e hospitaleiro”, disse a legisladora, que destacou o anúncio da obra de asfaltamento do trecho de 38,5 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-030, no distrito de Julião, ao acesso do distrito de Canabrava.
“Em uma audiência com o governador Jerônimo Rodrigues, com a presença do prefeito Gimmy, anunciamos as obras do tão aguardado asfaltamento que contará com um investimento robusto de cerca de R$ 41 milhões. Esta obra tão aguardada pela população vai transformar a infraestrutura da região e impulsionará o desenvolvimento econômico e social. A empresa aguarda a ordem de serviço do governador para a execução dos serviços”, informou.
Já em relação à cidade de Pindaí, no Território de Identidade do Sertão Produtivo, a deputada informou que possui cerca de 14,7 mil habitantes, de acordo com o censo demográfico do IBGE. Ivana Bastos destacou que, em 1900, o local era um simples povoado e logo foi elevado a distrito de Umburanas com o nome de São João da Gameleira. “No ano de 1918, passou a distrito de Urandi, sendo que em 1945 recebeu o nome de Pindaí, pois São João da Gameleira coincidia com o nome de outro município baiano”, contou. Posteriormente, em 13 de fevereiro de 1962, foi criado o município desmembrado de Urandi. A instalação ocorreu em 7 de abril de 1963.
A deputada afirmou que seu trabalho em prol do povo de Pindaí, onde seu grupo é liderado pelo prefeito João Veiga, já resultou na entrega de obras como a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Petronílio da Silva Prado, implantação e pavimentação em TSD no trecho do entroncamento da BR-122 até o distrito de Guirapá, Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Lagoa Dantas, pavimentação nos acessos do município e a requalificação da Praça Genebaldo Correia na sede, além da entrega de ônibus escolar rural.
REDES SOCIAIS