Dando continuidade à escuta dos servidores públicos sobre a situação salarial, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público realizou, nesta terça (14), a 16ª reunião ordinária. A principal preocupação dos parlamentares no encontro foi de apurar informações sobre a negociação com o Executivo estadual.
No debate, os integrantes do colegiado discutiram as posições dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde) e da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), que continuam rejeitando a proposta de reajuste salarial linear de 4%, divididos em duas parcelas, sem retroatividade à data-base em janeiro. Os servidores da Saúde pleiteiam um reajuste de 10%, retroativo a 1º de janeiro.
Presidente do colegiado, deputada Olívia Santana (PC do B) informou que a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) recebeu os trabalhadores, mas não houve avanços sobre o reajuste salarial. A parlamentar informou que a Casa Legislativa deve votar em breve o PL do Executivo sobre o abono salarial de 30% aos professores.
O deputado Hilton Coelho (Psol) protestou contra o Governo do Estado e exigiu que o Executivo respeite os servidores públicos. “O aumento precisa ser de 10%”, resumiu.
Também participaram da reunião do colegiado os deputados Robinson Almeida (PT), Soane Galvão (PSB) e Felipe Duarte (PP).
REDES SOCIAIS