“Juventudes Negras e Segurança Pública: Outros Caminhos Possíveis”. Este é o tema da audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, presidida pelo deputado Pablo Roberto (PSDB), que ocorre nesta terça-feira (28), às 9h15, na Sala Herculano Menezes.
Proposta pelo deputado Hilton Coelho (Psol), a audiência objetiva mobilizar e reunir jovens negros/as de 15 a 29 anos de comunidades, grupos periféricos baianos e organizações do movimento negro e social para debater os impactos das políticas de segurança pública na vida da juventude negra, buscando caminhos que possibilitem uma cultura de paz e garantam direitos.
“O levantamento do monitor da violência sobre os números da letalidade policial na Bahia mostra que houve um aumento de 47% neste índice em 2020. O número de pessoas mortas pela polícia na Bahia saltou de 773, em 2019, para 1.137, em 2020. A Bahia ultrapassou em números absolutos São Paulo, que teve 814 mortes - e se aproximou do Rio de Janeiro”, afirma Hilton Coelho.
Ele descreve também que “esses números são aproximados e marca politicamente a existência de alvos preferenciais, que são os corpos negros, e todo este contexto de alta letalidade e de descaso em solucionar os crimes mostram como o Estado não preserva as garantias fundamentais dessas vítimas e de seus familiares. Esse extermínio da juventude negra não é pontual e não pode ser compreendido de forma desarticulada de outras questões como à pobreza, a vulnerabilidade social, a ausência de políticas públicas garantidoras de direitos, a segregação urbana e outros fatores e causas profundas e históricas que precisam ser debatidas”.
REDES SOCIAIS